Kleberson x Fernandinho

Kleberson foi campeão pelo Furacão em 2001 e do mundo, pela seleção, em 2002. Foto: Arquivo/Tribuna

No futebol, quando não se trata de Pelé, por ter sido um ser superior como jogador, todas as apostas por comparações são possíveis. E nenhum apostador sai perdendo. Em todas, em razão do tempo, do acaso e dos sentimentos do torcedor, as virtudes e os defeitos de um ou de outro, se equilibram. Uma eventual unanimidade não é mais do que uma coincidência.

São raros os modelos que tornam inevitáveis as comparações.

No futebol paranaense, não há nenhum modelo mais bem-acabado para referência como o de Kleberson e Fernandinho. O lugar de criação foi o mesmo, o PSTC. O lugar de educação e formação, foi o CT do Caju, do Athletico Paranaense. A posição, na época, era a mesma, a de segundo volante, que Guardiola transformou em primeiro meia. Os dois jogaram duas Copas do Mundo pelo Brasil. Por fim, os dois foram jogar na Europa, em especial, na milionária Manchester, um pelo United, outro pelo City.

Compare-os e responda. Quem foi o melhor? Kleberson ou Fernandinho?

A lembrança que se tem de Kleberson é a do título brasileiro de 2001 pelo Furacão e, em especial, a do menino que se desgarrou da defesa e, pela direita, criou a jogada do segundo gol de Ronaldo Fenômeno na final de 2002, contra a Alemanha.

As lembranças de Fernandinho não confortam. Era o segundo meia do Furacão que perdeu o bi brasileiro em Erechim.As outras são em Copas pelo Brasil: falhou em um dos gols da Alemanha, no 7×1, no Mineirão, e marcou contra nos 2×1 para a Bélgica, na Rússia.

Então, Kleberson foi o melhor.

Atrás da beleza e das emoções do futebol, esconde-se a maldade. É que as comparações isolam fatos do contexto histórico e os projetam como se fossem absolutos.

Uma comparação entre Kleberson e Fernandinho não pode desprezar as circunstâncias que ambientaram a carreira de cada um. Em 2002, Kleberson tinha dos lados Cafu e Roberto Carlos e, à sua frente Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno.

Já Fernandinho, em 2014, tinha do lado Maicon, atrás Luiz Gustavo e, à frente, Hulk, Oscar, Bernard e Fred. Em 2018, jogou em um time que tinha Firmino, Coutinho, Fagner, Paulinho e um já caído Neymar.

Quem foi o melhor?

Por onde joga no Brasil, Fernandinho está sendo vaiado.

É vítima do seu tempo de seleção brasileira.