A estreia de “Tarzan”

Se resta pouca esperança, no mínimo, sobra uma nova curiosidade para torcida do Coritiba. Por enquanto, ela é provocada em forma de dúvida: Como seria o Coxa com Argel Fucks? Haverá resposta, a partir do jogo em Maceió, contra o quase desprezível CRB.

Em uma autobiografia, Argel esconderia as últimas notas do seu histórico como treinador. São notas de fracassos. No último trabalho foi demitido, porque estava encaminhando o Criciúma para a terceira divisão. Esse fato pode não dizer muita coisa, mas diz alguma coisa.

A RPC mostrou um treino do Coritiba. O centro foi Argel aos gritos.

É possível afirmar, que os coxas, a partir de Maceió jogarão “no grito”.

Esse fato provoca-me a lembrança do gaúcho Otacílio Gonçalves. Criado no Internacional, revelou-se no Atlético Paranaense para ser um dos grandes treinadores do futebol brasileiro nos 80 e 90.

Por raciocinar com a cabeça e não com a garganta, era pacífico à beira do gramado. Sem gritos, no máximo com murmúrios, e com gestos discretos, era literalmente um professor de futebol.

Enquanto treinador do Paraná Clube, os cartolas da Vila começaram a implicar com essa sua personalidade discreta. Certa vez, em uma reunião de diretoria, um dirigente perguntou:

– Otacílio, por que você fala tão baixo à beira do gramado. Ninguém ouve.

O mestre gaúcho acendeu um cigarro e respondeu:

– Não grito por dois motivos: sou assim e porque não precisa gritar.

E completou:

– Mas não tem problema. Se vocês querem alguém que grite, contratem o “Tarzan”.

E, sorrindo, foi embora jogar sinuca com Sicupira.

Canto do cisne

No Juizado Especial de Santa Felicidade, um torcedor do Atlético me perguntou se Paulo André está no “canto do cisne”. Aprendemos desde criança que o “canto do cisne” é uma crença de que o cisne-branco é mudo na vida, mas canta um pouco antes de morrer.
Respondi que o zagueiro sempre cantou como está cantando agora. Só não teve um destaque maior em razão da contusão que sofreu quando jogava na França.

Agora, às vezes, tenho a impressão que Paulo está melhor.
Inteligente e de boa memória, guarda os atalhos que aprendeu para encurtar o caminho no campo de defesa. Se a natureza não intervir, vai jogar o que está jogando mais um tempo. Sem enganar.

De primeira

Amanhã o blog será atualizado com Atlético x Paraná.