O Brasil saiu do Mané Garrincha sem ganhar da África do Sul (0x0). Vaiado, saiu carregando um problema que vai bem além de deficiências individuais e táticas, comuns a qualquer time: por ser Neymar venerado pelos jogadores, todos eles criaram uma dependência voluntária. Daí, bola para Neymar.

continua após a publicidade

Ocorre que, entre as suas imensas qualidades, Neymar não tem alma do ídolo, mas de celebridade. Frio por natureza, é desprovido do espírito para ter consciência da responsabilidade. E por criar essa dependência, o Brasil saiu do Mané Garincha na velha esteira de fracassos. É que Neymar, como sempre quando joga pelo Brasil, arca com o peso de carregar tanta responsabilidade.

Mas não se pode imputar culpa a Neymar. O futebol como esporte tornou-se um elemento estranho quando se reclama a presença do espírito olímpico.

Weverton, goleiro do Atlético Paranaense, jogou como todo o goleiro joga quando estreia na Seleção Brasileira. Qualquer dúvida fica na conta da intranquilidade da estreia. Depois entrou no seu estado natural.

continua após a publicidade

Mas Weverton já foi avisado. Só terá futuro no Brasil de Tite se a seleção olímpica ganhar a medalha de ouro. Do contrário, mesmo sem culpa, como todos os outros, à exceção de Neymar, vai sofrer.

Caminho

continua após a publicidade

O esperar em Cariacica do Atlético contra o Flamengo? Por ter uma paixão egoísta, o torcedor puxa as lembranças da vitória sobre o Corinthians. Não se pode ter como referência o jogo de quarta-feira. Foi um Atlético atípico, como seria qualquer time que bateu na perfeição. E foi na Baixada, cujos efeitos projetando-se contra o adversário da mesma forma que um chute de Walter de dentro da área.

Mas para continuar próximo do G4, e até alcançá-lo, o Furacão não precisa fazer o impossível. O possível será o bastante: jogar com o espirito de solidariedade, que naturalmente agrupa todos os setores do time.

Dúvida

Antes de enfrentar a Ponte Preta, no Couto, o Coritiba deveria decidir sobre a continuidade ou não de Pachequinho. O que não pode é esperar pelo resultado. Se a conclusão é a de que Pachequinho deve ficar, então que lhe um contrato de treinador com direitos e obrigações.