Espírito olímpico

O Brasil saiu do Mané Garrincha sem ganhar da África do Sul (0x0). Vaiado, saiu carregando um problema que vai bem além de deficiências individuais e táticas, comuns a qualquer time: por ser Neymar venerado pelos jogadores, todos eles criaram uma dependência voluntária. Daí, bola para Neymar.

Ocorre que, entre as suas imensas qualidades, Neymar não tem alma do ídolo, mas de celebridade. Frio por natureza, é desprovido do espírito para ter consciência da responsabilidade. E por criar essa dependência, o Brasil saiu do Mané Garincha na velha esteira de fracassos. É que Neymar, como sempre quando joga pelo Brasil, arca com o peso de carregar tanta responsabilidade.

Mas não se pode imputar culpa a Neymar. O futebol como esporte tornou-se um elemento estranho quando se reclama a presença do espírito olímpico.

Weverton, goleiro do Atlético Paranaense, jogou como todo o goleiro joga quando estreia na Seleção Brasileira. Qualquer dúvida fica na conta da intranquilidade da estreia. Depois entrou no seu estado natural.

Mas Weverton já foi avisado. Só terá futuro no Brasil de Tite se a seleção olímpica ganhar a medalha de ouro. Do contrário, mesmo sem culpa, como todos os outros, à exceção de Neymar, vai sofrer.

Caminho

O esperar em Cariacica do Atlético contra o Flamengo? Por ter uma paixão egoísta, o torcedor puxa as lembranças da vitória sobre o Corinthians. Não se pode ter como referência o jogo de quarta-feira. Foi um Atlético atípico, como seria qualquer time que bateu na perfeição. E foi na Baixada, cujos efeitos projetando-se contra o adversário da mesma forma que um chute de Walter de dentro da área.

Mas para continuar próximo do G4, e até alcançá-lo, o Furacão não precisa fazer o impossível. O possível será o bastante: jogar com o espirito de solidariedade, que naturalmente agrupa todos os setores do time.

Dúvida

Antes de enfrentar a Ponte Preta, no Couto, o Coritiba deveria decidir sobre a continuidade ou não de Pachequinho. O que não pode é esperar pelo resultado. Se a conclusão é a de que Pachequinho deve ficar, então que lhe um contrato de treinador com direitos e obrigações.