Consumindo paixão

O Atlético voltou a ser uma paixão, mas não virou consumo. Explica-se, aí, que um jogo como esse contra o Corinthians, seja tratado apenas como um jogo importante, mas não especial. É o exemplo definitivo para a média de público sofrível no Brasileiro e na Sul-Americana.

É consequência da política discriminatória, que nem mesmo o sucesso técnico do time é capaz de enfrentar. A cada jogo, com a média padrão de 13 mil torcedores, prova-se de que o Furacão se tornou muito caro para ser consumido.

Esse jogo de hoje à noite era para lotar a Baixada. O Atlético é um sucesso técnico neste momento do Brasileiro, disputa uma vaga para a Libertadores, e é contra o Corinthians. Resta a paixão, porque sobre essa não há discriminação e é inesgotável, apesar de ser objeto de “brincadeirinha” do MCP.

Contra o Corinthians, é daqueles jogos que provoca o jogador. Ele corre, ele joga, e se esgota-se. Às vezes, dá a impressão de que veste a camisa por amor.

Renovação

Samir Namur apresentou Rodrigo Pastana como novo senhor do futebol do Coritiba. É o mesmo que formou o time do Paraná, que bateu recordes negativos no Brasileiro e foi rebaixado.

Samir Namur anunciou a permanência de Argel Fucks no comando técnico. Independente de culpa, Argel carrega o ranço do técnico que completou o retumbante fracasso do clube, que o mantém na 2ª. Divisão.

Quando um cartola sob a ameaça de ser destituído por incompetência, vira um apostador em busca de soluções, é que está indiferente à reação da torcida. Cada dia que passa, por cada ato que pratica, Samir vai tornando a incompetência um motivo para ser despachado para casa.

Lição

O Londrina resolveu, na prática, vestir a camisa amarela e preta do Novohorizontino e ir jogar o Campeonato Paulista. Irá receber 3 milhões de reais e irá expor os seus jogadores ao mercado mais rico do futebol brasileiro. Em um ano, o Tubarão vai ganhar um valor de direitos de televisão, o que ganharia 5 anos do Paranaense.

Certa vez escrevi que a nossa RPC, a nossa irmã milionária, prestaria um favor ao futebol paranaense: não transmitir o nosso campeonato. Sem o seu dinheiro, não haveria torneio. Haveria uma consequência, e dessa, talvez, uma solução.