Cabelos brancos

Em época de eleição evoca-se uma extensa coleção de juízos. Incompetente e ladrão são os preferidos da intolerância. No futebol não é diferente.

Neste sábado (9), em um ambiente fúnebre, o Coritiba irá eleger o seu novo presidente: João Carlos Vialle, Samir Namur e Pedro Guilherme de Castro são os candidatos. Em uma eleição inusitada, ninguém quer ser situação, todos querem ser oposição.

Por diversos motivos, em geral, mas pelo rebaixamento para a Segundona, em especial, há o sentimento de que todas as opções são penosas. Escolher uma delas passou a ser uma missão radical. Bem por isso, os coxas vão votar céticos e pessimistas. Quando isso ocorre, recorre-se à escolha por exclusão. O risco torna-se potencial, ainda mais, tratando-se de futebol, em que o caminho da bola é imprevisível.

Na vida já fui bem conservador. Teimoso, não queria me afastar dos costumes e das velhas convenções. No caso da eleição do Coritiba, as opções de Samir e Pedro Guilherme seriam diferentes por serem novidades. Mas, aí, veio aquele gol no último segundo da Chapecoense, jogando no Coritiba na selva que é a Segundona.

Bem por isso, os cabelos brancos de Vialle podem diminuir o risco.

Atleticanas

1ª) Alberto Valentim é uma boa sugestão para assumir o comando técnico do Atlético? Não respondam associando o treinador de hoje ao excepcional lateral direito de 1995 e 1996, que era a fonte dos gols de Rink e Oséas.

Pois quero sugerir que ninguém corra o risco de apostar pelo sim ou pelo não. Se Valentim for contratado, virá para um buraco negro que virou o CT do Caju para qualquer treinador. O ambiente que se tem lá é de desconfiança e tensão, parecendo ter sido inspirado no “1984”, de George Orwell.

2ª) O Furacão anunciou a contratação do lateral-esquerdo Thiago Carleto, que era do Coritiba. Já escrevi que não é um lateral confiável pelas deficiências de marcação, cobertura e apoio. Pois, agora, estou convencido de que não é confiável como profissional: já tinha acertado com o Atlético, quando o Coritiba precisava de toda a sua atenção.