Opinião

Walter: em busca de dignidade

Em 1982, quando chegou na Baixada, Assis já tinha 28 anos. Para a época, já era uma idade de natural declínio. Só que Assis tinha duas virtudes: caráter como homem e uma imensidão de atributos técnicos como jogador.

De janeiro de 1982 a junho de 1983, jogou tanto pelo Athletico que a sua história parece começar quando aqui chegou.  O que Assis precisava e nunca teve em sua carreira era um pouco de carinho. Não só ganhou carinho, como ganhou o amor de Ani, que lhe deu os filhos Veridiana e Gustavo.

Com 27 anos de idade, descartado do futebol por lesões cardíacas, uma ação divina fez Washington perder-se no caminho a Caxias, onde iria pendurar as chuteiras. Acabando na Baixada, teve o seu coração reconstituído e no Furacão passou a fazer gols improváveis.

Washington por ser um profissional sério, não precisa de carinho ou compreensão.  Só precisava, literalmente, de um novo coração. A sua história tornou-se ainda mais comovente com a identidade que ganhou da pena do saudoso jornalista Charles Tavares, na Tribuna do Paraná: Coração Valente.

Com 30 anos de idade, há um ano suspenso por doping, com 108 quilos, o atacante Walter, sem um “único centavo no bolso”, está recebendo do Athletico, a sua última chance no futebol. As suas virtudes limitam-se a sua qualidade técnica, que só não acabou por ser natural. 

De resto, Walter não tem nada do que é preciso um jogador ter para se recuperar aos 30 anos de idade. Ao contrário, escancara todos os problemas: o seu peso vem dos excessos de comida e do álcool. Gosta da noite, gosta de festas e bebe como um gambá. É um influenciador negativo dos mais jovens, perdedor de treinos, amparando-se na torcida com o populismo dos gols. 

Se tivesse consciência do que o Athletico está lhe ofertando, rasgaria o que viveu até agora como homem e como jogador. Walter tem que se acordar por dentro.  Recuperado, com o talento técnico que tem, escolheria a camisa para jogar no Furacão. Se não tiver tempo de ganhar dinheiro para viver o resto da vida, pelo menos irá recuperar a dignidade de atleta. Já terá sido uma grande vitória.