Opinião

Santos está indo embora?

Foto: Divulgação/Athletico

A renovação de um contrato, às vezes, cria a ideia de que clube e jogador querem continuar unidos. Na pratica, em regra, é uma ideia de interesse na continuidade da relação, não é verdadeira.

Quando o Athletico renova o contrato de um jogador, pode ser sinal de que está cedendo os seus direitos para o mercado. Renovando, estende o prazo contratual e aumenta a multa de rescisão. Resultado: qualquer incentivo que o contrato anterior dá para um clube interessado e para agentes, desaparece. O poder de negociação do “dono” aumenta.

O goleiro Santos recentemente tinha renovado o seu contrato com o Athletico. Renovou outra vez, agora, até 2023. Santos pode estar indo embora.

De qualquer forma, se ficar, já terá reconhecido um pouco o seu valor. Se for, o Furacão só tem o que lhe agradecer pelas conquistas da Sul Americana e Copa do Brasil, começaram e terminaram em suas mãos.

Televisão

O que eu tinha para escrever sobre o Decreto-lei de Bolsonaro que deslocou para o clube mandante a integralidade dos direitos de imagem (televisão) já escrevi: o objetivo foi apenas para usar o Flamengo para atingir a Globo. 

Embora, em tese, eu concorde com a mudança, na pratica terá efeitos violentamente negativos para clubes sem torcida nacional. E, mesmo assim, como Corinthians, São Paulo e Palmeiras, dependendo de resultados no campo. 

É que a cultura do torcedor brasileiro é a de apoiar o seu clube quando esse está próximo de alcançar um objetivo na competição. O seu amor pelo clube é graduado de acordo com o resultado de campo.   

Não vou perder tempo com esse assunto, pois como escrevi é uma espécie de “Bebê de Rosemary”, um monstro. O Decreto já tem 91 propostas de emendas. E, o presidente Rodrigo Maia, sabe o que é bom para o Botafogo.

Vontade popular

No momento em que escrevo, a pesquisa “você é a favor da volta do futebol no estado do Paraná”, da Tribuna/Gazeta destaca que 46% dos torcedores são contra.  Se o resultado final da pesquisa for a favor, será irrelevante, pois irá se tratar da vontade de uma pequena minoria. A resistência relevante do povo contra a volta torna-se o elemento fundamental para que os clubes tomem a decisão de não jogarem as fases seguintes do Estadual.  

Agora, só falta a coragem para exigirem que a Federação Paranaense de Futebol encerre formalmente a competição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna