Há dois meses não se joga uma partida de futebol. Seria pouco tempo, se o futebol não nos fosse tão importante. Mas a sua relevância em nossas vidas faz com que um dia sem ele seja uma eternidade.

continua após a publicidade

Mas, eis que os alemães (e só teriam que ser os alemães) vão dar um presente ao mundo: no sábado, volta a ser jogada a Bundesliga. E quando um país é perfeito, como é a Alemanha, a coincidência deixa de ser algo alienado para se tornar uma virtude. A volta do futebol será marcada por aquele que é o Fla-Flu dos germânicos, Borussia Dortmund x Schalke 04.

O simbolismo do jogo é tão forte que vai entrar para a história como se fosse a ressureição do futebol. Se é certo de que o coronavírus está dividindo a história de nossas vidas, é certo em afirmar que Borussia Dortmund x Schalke 04 irá dividir a história do futebol. Há um nascido com os ingleses e, a partir de sábado, haverá outro ressuscitado pelos alemães.

Não politizando a peste, os alemães provam de que o povo que respeita a si próprio tem a capacidade de vencer qualquer crise. Embora submetidos a uma legislação extraordinária de isolamento social irrestrito, continuam se auto protegendo. Em razão dessa cultura, duas semanas foram o bastante para que o futebol alemão se preparasse para jogar em meio à peste.

continua após a publicidade

Perguntamo-nos: quando haverá uma bola correndo por aqui? Em país em que o vírus acabou sendo apenas um coadjuvante, em um cenário que o protagonista é um presidente destemperado, tudo é incerto.

E, se não bastasse, a volta do futebol no Brasil transforma-se como objeto de especulação. Há quem use o disfarce de médico e sanitarista para ampliar essa incerteza, provocando dúvidas em estudos sérios.

continua após a publicidade

A Universidade Federal do Paraná desta vez não pisou na bola. Simplesmente furou a bola, quando permitiu a divulgação de um estudo, que seria da sua responsabilidade, que exclui o futebol profissional dos esportes que podem ser praticados, ainda, em 2020.

Mais grave: a sua locução foi por um educador físico (Fernando Mezzadri) e por um advogado (Paulo Schmitt), que pela formação acadêmica sugerem ser estranhos à medicina. A especulação em si já é censurável. Como oportunismo de notoriedade, é um ato condenável.

Pela UFPR, os alemães estariam errados pela volta do futebol. E, então, não haveria Borussia Dortmund x Schalke 04.