Imunes ao corte

Cinco árvores raras e exóticas de Curitiba

Por: Eloá Cruz

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Para celebrar o Dia da Árvore, a Tribuna selecionou cinco espécies das 43 protegidas e imunes de corte em Curitiba.  Preservadas pela beleza, raridade, porte ou histórico, essas belas árvores fazem parte da história da capital. Confira!

Foto: Bruno Covello / Gazeta do Povo

Ali no Centro Cívico, pertinho do Shopping Mueller, uma grande nogueira que fica localizada na Praça Didi Callet, na Rua Heitor S. França, tem origem dos Estados Unidos. A espécie produz noz-pecã, que é bastante utilizada principalmente em doces e sobremesas.

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Nogueira

Segundo a mitologia, Carya, Irmã de Dion, rei da Lacônia, foi convertido em uma nogueira pelo deus Baco. Cayra Illinoensis, seu nome científico, faz alusão a Illinois, estado dos Estados Unidos.

Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Original da região mediterrânea, a famosa Oliveira de Curitiba está plantada na Praça Santos Andrade. A árvore produz azeitonas, e do fruto é feito o azeite de oliva.

Foto: Circulando por Curitiba

Oliveira

Citada na Bíblia, oliveiras fazem parte da paisagem de Israel, sendo uma das sete espécies de árvores frutíferas da Terra Santa. É uma planta bem rústica, que suporta solos pobres e seca.

Foto: Circulando por Curitiba

A espécie que dá nome ao nosso país é mais comum na região do estado do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, na Floresta Atlântica, sendo mais frequente no Sul da Bahia. Em Curitiba, um exemplar da árvore fica em frente a sede da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu.

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Pau-Brasil

Uma curiosidade: em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o Pau-Brasil como árvore símbolo nacional e o Ipê-Amarelo como flor símbolo.

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Nativa do Norte da África e o Oeste da Ásia, a Tamareira é também uma das sete espécies frutíferas da Terra Santa. Em Curitiba, é possível encontrar a espécie na Praça Eufrásio Correia.

Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Tamareira

A tamareira é um tipo de palmeira bem rústica e resistente a todo e qualquer tipo de solo. Ela cresce em oásis, no meio dos desertos. Ela é uma das únicas palmeiras nativas da região da Palestina. Dizem que suas folhas foram utilizadas para receber Jesus Cristo em Jerusalém, antes da Páscoa.

Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Sabe a cortiça das rolhas de garrafas de vinho? Elas são fabricadas a partir da cortiça de algumas árvores, como o Carvalho-da-Cortiça. A espécie é bem robusta, pode alcançar até 20 metros de altura.

Foto: reprodução / Google Maps

Carvalho-da-cortiça

Aqui em Curitiba, é possível encontrar a espécie na Rua Bom Jesus, em frente do campus de Comunicação Social da UFPR, no Juvevê.

Foto: reprodução / Google Maps

Policial de Curitiba famoso no Youtube por seguir suspeito de bicicleta pede demissão após represálias

Viu essa?

FIQUE POR DENTRO!

Veja tudo que é notícia nesta segunda-feira em Curitiba