Turismo no Paraná é destaque em superar as expectativas dos visitantes

Foto: Denis Ferreira Neto / SEDEST

Por Grazielle Ueno+

O turismo no Estado do Paraná está vivenciando um crescimento notável, refletido em diversos indicadores. Os números do setor revelam uma trajetória ascendente, impulsionada por uma série de fatores que vão desde investimentos em infraestrutura até a qualidade das experiências oferecidas aos visitantes.

A divulgação da pesquisa de Sondagem de Opinião, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU) durante o Projeto Verão Maior Paraná (2024), revela altos níveis de satisfação entre os turistas, tanto no litoral, quanto no noroeste do estado.

Os dados revelam a superação das expectativas de mais de 80% dos veranistas no litoral e de mais de 96% dos viajantes nas praias de água doce da região noroeste. Destaca-se que 91,1% são turistas do próprio Estado, prestigiando a região. Estes dados são um testemunho da qualidade da experiência oferecida aos visitantes no Paraná.

Além do turismo local, o Estado é o quarto principal portão de entrada de turistas internacionais no Brasil, em que se destacam os paraguaios, argentinos e estadunidenses.

>>> Tem uma artigo legal e quer enviar para analisarmos sua publicação? Pode enviar o seu texto para jornalismo@tribunadoparana.com.br

De 2022 para 2023, ocorreu o aumento de 13,2% no número de novos equipamentos e serviços turísticos no Estado, de acordo com o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turísticos. Além disso, foram gerados no estado 6,7 mil empregos formais em turismo, sinalizando uma maior profissionalização e organização do setor.

Como podemos perceber, apesar da satisfação dos turistas ser um dos elementos centrais para a promoção do turismo, é importante ressaltar que esse crescimento é fruto dos esforços de décadas, que envolvem estudos, políticas públicas, iniciativa privada e tudo articulado pelo planejamento turístico no estado.

Tendo como marca identitária a “natureza”, o Paraná se apresenta dividido em 14 rotas distintas, que reúnem centenas de municípios com riquezas naturais e paisagens típicas de tirar o fôlego.

Sem dúvida, o turismo no Paraná possui um potencial ainda maior de crescimento e desenvolvimento. No entanto, para se consolidar como um destino turístico de excelência são prioritários a preservação ambiental e o apoio à economia local.

O foco do sucesso do turismo paranaense está no bem-estar das comunidades e na conservação dos seus recursos, para que cada vez mais possam proporcionar experiências memoráveis aos seus visitantes.

* Grazielle Ueno é professora e coordenadora do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter. Doutora em Tecnologia e Sociedade, mestre em Turismo e especialista em Educação e Meio Ambiente.

Voltar ao topo