Terceiro Setor: quem é, o que faz e quais suas reais contribuições?

O Terceiro Setor é o conjunto de instituições sem fins lucrativos que tem como principal finalidade o atendimento a causas sociais. O real trabalho dessas instituições, conhecidas como ONGs (Organizações Não Governamentais) ou OSC (Organizações da Sociedade Civil) por mais que venha ganhando visibilidade, segue pouco conhecido, por isso há que se discutir seu papel.

No aspecto político, entende-se que o poder público deve sanar carências da população, porém faltam postos de saúde, escolas, casas lares a crianças abandonadas, ofertas culturais, etc. Formadas pela própria sociedade, Associações ou Fundações criam mecanismos para atender tais necessidades. Na ausência destas instituições, problemas como fome, abandono e doenças seriam exponencialmente maiores.

Do ponto de vista econômico, o setor movimenta e viabiliza novos empregos, pois a cada instituição criada, diversas oportunidades nascem, pois não somente do voluntariado é composto o Terceiro Setor, sendo assim profissionais especializados são cada vez mais demandados.

Finalmente, um aspecto importantíssimo no papel desempenhado pelas Organizações da Sociedade Civil é a prevenção. Crianças e adolescentes são vulneráveis a abusos, DSTs e uso de drogas e, possivelmente, terão contato com tais estímulos nas ruas, durante o dia, após o período escolar. Diversas organizações acolhem esses jovens e oferecem-lhes atividades alternativas, que ocupam seu tempo ocioso, evitam maus estímulos e ampliam sua visão de mundo.

O trabalho preventivo, a força econômica e a atuação nas políticas públicas consolidam a relevância do setor, que cresce a cada dia e prova merecer a atenção e força da sociedade em prol de seu fortalecimento.

Mathisa Stachuk é gestora estadual do Programa Impulso – iniciativa de apoio ao Terceiro Setor do Instituto GRPCOM.

Voltar ao topo