Gestão de Pessoas X Motivação : Desafios Empresariais

Pixabay

As empresas estão cada vez mais competitivas e preocupadas com o andamento de suas gestões e estratégias para o futuro. Atualmente, o grande desafio é a busca da sobrevivência no cenário que se encontra em constante mudança e com alto grau de complexidade. Ter um conjunto de estratégias, estruturas, pessoas e processos em suas ações é fundamental para o desenvolvimento e continuidade de uma organização.

Itens como benefícios, planos de cargos e salários e até mesmo o reconhecimento são fatores motivacionais que agregam valor e satisfação profissional aos colaboradores e vantagens competitivas para a organização. As organizações precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios ou a insatisfação dos colaboradores.

O mercado está cada vez mais acirrado exigindo das empresas maior flexibilidade, métodos e procedimentos dinâmicos e inovadores capazes de trazer resultados elevados. A estrutura dentro da organização não é estática nem permanente, sofre alterações com o tempo dependendo das condições internas e externas. Certas organizações conseguem renovar continuamente sua estrutura, enquanto outras permanecem amarrados a padrões antigos e ultrapassados, mudar apenas a estrutura organizacional não é o suficiente para mudar a organização.

A mudança dentro da empresa vem a partir do momento em que se mudam sistemas dentro dos quais pessoas vivem e trabalham. Compreender o processo estratégico buscar o alinhamento das funções ao desempenho de seus funcionários, motivando os mesmos a ser cada vez mais parte integrante da empresa, reconhecendo seu trabalho, propiciando um ambiente favorável e considerando os impactos dos fatores internos e externos.

A junção dessas práticas passa a ser fundamental para os processos organizacionais. Pessoas motivadas geralmente não tem medo de correr riscos para mudar determinadas situações, conseguem mudar o ambiente onde convivem, fazem a diferença em variados setores e mostram para outras pessoas que a possibilidade está a porta para aqueles que têm coragem de assumir mudanças e aceitam os impactos possíveis destas mudanças.

* Tatiana dos Santos Pereira, pós graduanda em Gestão Estratégica e de Negócios, Gestão Financeira e Contábil, Controladoria e Finanças Empresariais.

Voltar ao topo