Whey Protein para adolescentes?

Olá André, primeiramente parabéns por seus textos. Levei meu filho em um nutricionista esportivo como você recomendou e ele prescreveu, entre outras coisas a Whey Protein, dizendo que mesmo não praticando musculação ele precisam utilizar para complementar as proteínas da dieta. Então por isso que escrevo, confiei muito nele apesar de não explicar muito, porém sempre achei que a Whey seria mais para indivíduos mais velhos que fazem musculação pesado. Porém meu filho não faz musculação, apenas natação e ainda por cima é adolescente. Se puder me explicar um pouco mais agradeço, abraço Maísa.

Saudações Maísa. Por que os adolescentes precisam de mais proteínas? E também porque ele recomendou utilizar a Whey? Vamos lá:

Porque estão em fase de crescimento, fase decisiva onde a quantidade de nutrientes pode determinar a estatura e o porte físico que esse adolescente vai apresentar quando adulto. Por exemplo, se o adolescente possui um potencial genético para ser alto, mas, caso sua alimentação seja pobre em proteínas de qualidade, ele pode não atingir todo esse potencial que sua genética lhe permitiria, ficando um indivíduo mais baixo por conta disso.

Também será um indivíduo bem mais fraco do que foram os seus antepassados próximos, (avós, bisavós) que ainda tinham acesso a proteínas de qualidade na alimentação normal.

Hoje nossa alimentação definitivamente não é a mesma dos tempos de nossos avós. Para um desenvolvimento completo, os adolescentes devem ter quantidade de aminoácidos (partes que formam as proteínas ) sobrando circulantes no plasma (sangue), estimulando dessa forma a produção dos hormônios do crescimento (GH), os sexuais (testosterona).

Muitos jovens hoje de 19 e até 20 anos ainda não possuem caracteres masculinos adultos porque ainda não ativaram seu “estirão hormonal”, e esse estirão é ativado também pela quantidade de nitrogênio circulante. O nitrogênio é fornecido ao corpo humano através da ingestão das proteínas. O nitrogênio é a base da força da vida na terra, para se avaliar a riqueza e o potencial de plantio de um solo avalia-se a quantidade de nitrogênio e determina-se a qualidade desse solo.

Poucas pessoas hoje em dia refletem sobre essas informações, porque estão cegas por coisas sem importância real, pois se fossem inteligentes se preocupariam tanto com a alimentação de seus jovens quanto se preocupam com a quantidade de horas que estudam para o vestibular, até porque está provado que a falta de proteínas compromete o raciocínio matemático também. Logo, estou em total concordância com seu nutricionista, para os adolescentes a Whey Protein é uma ótima opção, visto que pode ser tomada na forma de shake com frutas, semelhante a uma vitamina, o que deixa muito mais prazerosa essa tarefa.