Viver bem 9: Luz solar e natureza

Hoje conversaremos sobre a importância de fatores naturais sobre a nossa saúde física e mental. Quem me conhece sabe o quanto prezo pelo equilíbrio corpo/mente quando se trata de qualidade de vida, estética e equilíbrio orgânico.

Vou começar falando do astro rei, nosso sol, que é a peça central do sistema solar, onde se encontra nosso planeta. Sem ele não seria possível o surgimento e evolução da vida na Terra. É através dos ventos solares que somos “banhados” por partículas carregadas de energia.

Mas quais os benefícios do Sol para a saúde de nós humanos? Uma das principais funções do sol no nosso organismo é sintetizar a vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos, evitando doenças relacionadas à deficiência de cálcio, como a osteoporose. Além disso, posso seguramente afirmar que a exposição ao sol melhora não só o aspecto físico como o psíquico das pessoas. Quem não gosta de acordar, abrir a janela e ver o sol brilhando no céu? Já começamos o dia com mais disposição e alegria.

Você sabia que a maior incidência de depressão está nas populações de países com invernos muito rigorosos e com dias mais curtos? Os psicólogos chamam de depressão sazonal ou invernal. A falta de luz solar altera os ritmos cerebrais causando essa depressão em algumas pessoas. Portanto, sempre que possível tome sol pelo menos 15 minutos por dia, 4 vezes na semana. Procure realizar tarefas diárias, como ler esse jornal, sentado ao sol.

O contato com a natureza também é um fator imprescindível para aqueles que procuram manter o corpo e a mente sã. Sabe-se que crianças com pouco ou nenhum contato com a natureza apresentam menor desenvolvimento intelectual, podendo desenvolver transtornos de atenção e até mesmo depressão. Portanto, deixe de ir ao shopping, desligue a televisão e faça um programa diferente como caminhar num parque, fazer uma trilha, subir um morro, passar o dia na praia, e perceba o quanto sua energia será revigorada.

Somos parte desse planeta, somos parte dessa natureza e, para estarmos 100% equilibrados, manter-se em contato com ela é fundamental. Atividades ao ar livre relaxam a mente e o corpo. O contato com animais também pode ser eficaz para combater a depressão, a ansiedade e o estresse.

Então, amigo leitor, o que peço hoje a você é que saia da toca, explore o mundo natural por conta própria, tome sol, abrace uma árvore, mexa na terra, pode suas plantas, brinque com um animal, role na grama, sinta-se cada vez mais livre e parte desse todo que chamamos de Mãe Natureza.

Confie em mim. Como Pajé dessa selva de pedras, garanto que essa é uma das chaves para resgatarmos nossa verdadeira essência e uma vida mais saudável e feliz.

Espero você amanhã para continuarmos nossa jornada.

Grande abraço!

André Pajé