Viver Bem 2: Tome mais água

A natureza é muito inteligente. Mesmo num deserto ainda encontramos habitantes. Um deles é o camelo, que evoluiu para sobreviver por aquelas bandas criando enormes reservatórios de água nas costas, o que permite a ele ficar dias sem beber água. Por outro lado, este animal bebe litros e litros d’água em apenas um dia.

Então, é importante saber: quando você toma pouca água seu corpo começa a armazenar e a reter a maior quantidade de líquidos possível, como num processo de defesa, prevendo a falta de líquidos, exatamente como o camelo. Mas, como não possuímos corcovas, o liquido vai se acumulando sob a pele, a pessoa começa a inchar, sua urina fica bem amarela e todo o corpo fica mais intoxicado. Problemas renais, linfáticos e circulatórios não demoram a aparecer, a pressão arterial sobe e, junto com a retenção de líquidos, começa um maior acúmulo de gordura corporal.

Será que já temos argumentos suficientes para agir de verdade? Sou Pajé porque uso os exemplos da natureza para propor o equilíbrio do corpo e da mente, mesmo na selva de pedras. Poderia ter começado a falar que mais de 70% do corpo é feito de água e por isso devemos… (blá-blá-blá). Mas acho que todo cidadão moderno tem o direito de ter informações de qualidade e poder escolher entre agir ou não. Porém, depois de ter o entendimento ele nunca mais poderá culpar alguém, além dele próprio, por sua saúde debilitada.

Dizia Jesus: “Conheces a ti mesmo, busca a verdade e ela o libertará”. Neste caso, pode ser a libertação de uma vida afligida pelos diversos problemas de saúde que a pouca ingestão de água pode gerar. Devemos tomar, no mínimo, 2,5 litros de água por dia. Mas atenção: procure tomar a maior parte de água pura mesmo, pois ela é melhor e mais rapidamente absorvida que qualquer outra bebida, como chás e sucos, que possuem partículas que precisam ser separadas antes de serem distribuídas para o resto do corpo. Outra coisa importante é não tomar líquidos nas refeições, pois isso aumenta muito a parede estomacal, abrindo espaço e dando a sensação de sempre ter mais fome. Além da questão de dificultar a ação do suco gástrico, por diluir muito sua acidez. Então, limitar-se a um copo pequeno, caso seja realmente difícil mastigar sem líquidos.

Fica fácil controlar se você andar com uma garrafinha de 500 ml. Tente tomar 1 pela manhã, fracionando as tomadas, e mais 2 da tarde para a noite, diminuindo no período noturno para evitar ter que ir muito ao banheiro à noite. É normal a urina amanhecer amarelada, mas tomando a quantidade certa de água ela vai ficando totalmente clara durante o dia.

Amanhã não perca a continuação com os outros mandamentos. Espero você.

Grande braço

Andre Pajé