Treinamento em alto-mar

Caro Pajé. Sei que respeita muito a prescrição e opinião dos outros, mas para você qual é o exercício e mais eficaz para ficar com um corpo todo definido? Trabalho num navio onde tem uma grande academia porém não tenho acompanhamento profissional aqui. Tenho um bom conhecimento de treino . Poderia me descrever em temos gerais a sua opinião sobre isso? Agradeço muito a resposta, grande abraço! Joel.

Saudações Joel, parabéns por sua força de vontade em treinar de forma correta e comprometida dentro do navio. Vamos lá: acho que a melhor atividade para definir é a musculação aliada aos exercícios aeróbicos. A musculação pode ser feita de segunda a sexta ou no mínimo 3 vezes por semana. E após a musculação é muito importante um pouco de exercício aeróbico.

Faça um treino de musculação de aproximadamente 40 a 50 minutos, que prioriza repetições mais altas e tempos mínimos de descanso, entre 30 segundos a 1 minuto. Dessa forma você treina mais grupos em menos tempo,e ainda por cima trabalha sempre com os batimentos cardíacos mais elevados, que beneficia muito o trabalho cardiovascular e acaba queimando muito mais calorias e gorduras do que a musculação convencional, além de gerar a hipertrofia da mesma forma.  Depois da Musculação vá para a esteira elétrica, bike ou elipticon e faça mais 25 a 30 minutos de atividade a uma intensidade de aproximadamente 75% da minha Frequência Cardíaca Máxima, para calcular isso faça: 220 – (SUA IDADE) X 75%. Por exemplo, tenho 33 anos: Então 220 – 33 = 187. Logo, 187 é minha Frequência Cardíaca Máxima, ou seja, o quanto eu posso acelerar meu coração com segurança. Agora que tenho minha FCM, preciso achar o meu limiar aeróbico de queima de gordura, (zona ideal em que a gordura é queimada mais efetivamente), que é de aproximadamente 75% da minha FCM. Então 187 X 75% = 140 BPM (Batimentos por minuto).

Concluindo, 140 batimentos por minuto é o quanto eu devo me manter durante o exercício aeróbico para que eu maximize a minha perda de gordura. Você pode fazer esse cálculo para ter uma base também, pois quando você fica abaixo desse valor, está gastando calorias, mas ainda não está queimando gorduras tão efetivamente. Quando você está acima desse valor, pode até gastar um pouco mais de calorias, mas como já ultrapassou a faixa de queima de gordura você estará queimando mais músculos, o que não é desejável.

Espero que essas informações possam ser úteis para você, pois quanto mais auto conhecimento você tiver, mais capaz será de entender e suportar todos os processos simultâneos que fazem com que uma pessoa tenha resultados ou não. Por exemplo, um aspecto que você não mencionou, porém que é de suma importância, é sobre sua alimentação no navio. Como sabemos, para a perda de gordura, o controle da ingestão calórica é algo até muito mais importante que a forma correta de se treinar, lembre-se disso!