Transforme o ciclo vicioso num ciclo virtuoso

 Bom dia, amigo leitor. Quando falamos aqui para você se cuidar mais não queremos dizer que você deve deixar de viver os prazeres da vida, mas sim que deve incluir o que está faltando: o exercício e a alimentação saudável que tanto falamos aqui.

Quem se cuida, come bem e faz exercícios, pode tomar uma cervejinha de vez em quando, também pode exagerar um pouco na comida nestas ocasiões especiais, afinal de contas, isso funciona como um bônus, um merecimento. Essas pessoas sabem que a maior parte do tempo de suas vidas é dedicada à forma ativa e saudável de se viver, então ocasionalmente “pisar na jaca” é válido e positivo. Estas pessoas conseguem se divertir e descansar no feriado de forma que recomeçam o ano dispostas e vitalizadas.

Por outro lado, as pessoas que já pisam na jaca sempre, esperam ansiosamente por mais um feriado prolongado, onde “tudo é liberado”. Para essas pessoas, o que vale é aproveitar da melhor forma possível e isso inclui comer e beber o dia inteiro, desde a hora que levanta até a hora de ir deitar. Só que o final de semana acaba e a segunda-feira chega com todos seus problemas potencializadas pela ressaca. E o antídoto para isso é esperar o próximo final de semana, a próxima festa, enfim, torna-se um ciclo vicioso.

E essa realidade é pesada para quem não tem uma válvula de escape, como o exercício físico, por exemplo, para reciclar as energias físicas e mentais do dia a dia urbanizado e das relações sociais modernas. Pois para muitos a sensação é que o ano começa realmente a partir de agora. Infelizmente essas pessoas sofrem desse mal do calendário.

Isso as faz viverem polarizadas e em conflito interior e dificulta encontrar alegria e contentamento no tempo presente. Se estão esperando o próximo feriado, estão no futuro. Se estão culpados pelo que aconteceu, estão no passado. Viver assim dificulta a tomada de iniciativa, e suga as energias de cuidar e gostar de si próprio. Por isso estas pessoas são desanimadas e sentem-se fracas no dia a dia, na rua e no trabalho.

Concluindo isso tudo, o pensamento é esse: nada é proibido e não é o que você faz que faz mal. Mas é o que deixa de fazer por si próprio. E o que deixa de fazer é de fazer exercícios, de tomar café da manhã e de tomar água.

O dia que tiver tendo essas atitudes e hábitos positivos para com você mesmo no dia a dia, aprenderá a viver melhor no tempo presente e aproveitar tudo o que a vida oferece, sem culpa e com saúde. Assim viverá num círculo virtuoso aproveitando de tudo um pouco do melhor que a vida oferece.