Qual a diferença entre gordura e flacidez muscular?

“André, meu nome é Ana e tenho 55 anos. Fiz uma avaliação física na academia e o resultado é que não tenho tanta gordura, porém muita flacidez muscular e o profissional me recomendou, além de esteira, um circuito de musculação, que eu não sei se faço antes ou depois, pois ele disse que tanto faz (?). Confesso que pra mim, essas “sobras” são tudo gordura e não entendi o porque preciso fazer musculação, já que meu objetivo é emagrecer. Conto com seu esclarecimento, abraços”.

Olá Ana, realmente é muito fácil confundir gordura com flacidez muscular. Ou seja, a pessoa acha que tem o braço ou o peitoral gordo, mas na verdade o músculo é sem tônus, gerando ali uma flacidez ou “pelanca”, que pode ser confundida com gordura. Por isso a musculação ajuda não somente na queima calórica total, da forma que toda atividade física faz, mas também ajuda no formato de cada região específica do corpo.

Atualmente, com as novas informações e estudos de hoje, as coisas tem mudado um pouco, pois antigamente realmente o consenso geral era de que se fazia musculação somente para ganhar músculos e que para emagrecer e perder peso os exercícios aeróbicos eram os únicos que podiam ser usados com sucesso.

Porém hoje sabe-se que não é bem assim. A musculação tem sido usada nos programas de emagrecimento, só que é uma musculação diferente, pois não utiliza tanta carga. O número de repetições é mais alto e o tempo de intervalo entre as séries é menor. Com isso, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados, gerando uma queima calórica mais alta e ao mesmo tempo todas as partes do corpo ficam mais firmes e endurecidas porque a musculação trabalha tudo.

Então, da mesma forma que os exercícios aeróbicos, a musculação pode sim ajudar no processo de emagrecimento quando bem orientada. A escolha de qual exercício é melhor deve ser feito antes deve levar em consideração as preferências pessoais, pois existem pessoas que preferem musculação antes, outras corrida. Então o que importa mesmo é praticar e suar a camisa sentindo prazer no exercício.

Pessoalmente eu prefiro fazer primeiro a musculação e depois o aeróbico. Do ponto de vista da queima calórica é a mesma coisa, mas fazer primeiro a musculação usa a energia estocada dos alimentos no sangue para fazer com que se treine melhor o chamado de glicogênio. E quando esta energia está acabando você vai para o aeróbico, onde a gordura começa a ser utilizada mais efetivamente como fonte de energia. Sua corrida não sai com o melhor aproveitamento porque você já gastou a melhor energia antes, porém o trabalho de queima é feito de forma mais efetiva nessas condições.

Concluindo, confie no profissional que fez sua avaliação mas de nada adianta você ficar com o resultado para você. Você deve pegar essas informações e repassar ao professor da sala de musculação para ele lhe orientar certinho no treinamento. Grande abraço.