O que funciona no atleta pode não funcionar em você!

Saudações amigos. Frequentemente aparece na mídia alguma informação sobre alguma coisa milagrosa que os atletas estão fazendo para queimar gordura. Nos últimos tempos o que ficou na moda foi falar que fazer exercícios aeróbicos em jejum é a melhor e mais eficiente forma de se conseguir eliminar aqueles quilinhos extras. Então muita gente começou a tentar fazer isso. Mas será que é isso mesmo? Será que isso é tão milagroso assim?

Primeiramente, vamos explicar do que se trata, pois algumas pessoas provavelmente nunca ouviram falar nisso. Essa técnica é conhecida também como AEJ (Aeróbico em Jejum). Pois bem, existe uma linha de pensamento que acredita que fazer exercícios aeróbicos sem comer nada ao acordar é um procedimento eficaz para a queima de gordura corporal.

Isso ocorreria porque pela manhã estamos com o estoque de nutrientes (glicogênio) baixos no sangue, pois ficamos mais de 6 horas sem comer a noite, de forma que em jejum a gordura já começa a ser queimada de forma imediata, diferente das outras situações, onde o indivíduo se encontra alimentado e a reserva de glicogênio precisa ser queimada antes da gordura ser atingida.

Alguns especialistas dizem que precisa-se de cerca de 20 a 25 minutos se exercitando para usar o glicogênio e somente após esse tempo o corpo utiliza de forma mais direta as gorduras. Então se exercitar pela manhã abreviaria essa situação e seria mais eficaz para a queima.

Pra falar bem a verdade, dando meu depoimento como atleta, sempre consegui entrar definido nos campeonatos e me manter com um percentual de gordura baixo até hoje sem fazer muito aeróbico, como esteira, bicicleta etc, porque consigo isso controlando a dieta e fazendo uma musculação mais metabólica, ou seja, mais intensa com mais repetições, menos tempo de descanso que faz suar muito mais. Então o que estou dizendo é que, para mim, realmente nunca foi necessário AEJ porque eu tenho mais facilidade em ajustar os outros fatores, e uma vez que você entenda que é a soma total do dia que faz a diferença, você pode se ajustar de acordo com suas preferências.

Lembrando sempre que até mesmo para os atletas essa prática não é um consenso geral, então se você não é atleta eu não recomendo fazer isso. Como falei, existem muitas coisas que devem ser feitas antes e para isso o melhor é você consultar um bom nutricionista. Além de tudo se exercitar em jejum é muito catabólico, ou seja, da mesma forma que o corpo avança na gordura ele leva junto muita massa muscular, e quem realiza essa prática se previne de alguma forma disso através do uso de suplementação específica. Então não faça as coisas por conta, é apenas minha opinião.