Milk shake de carne sabor chocolate? Sim, já existe

Saudações Amigos. Hoje vou falar sobre as proteínas de carne em pó para se tomar no shake ou em shots semelhantes a energéticos líquidos prontos para o consumo. Esse tipo de produto não é novo. A primeira proteína de carne foi lançada já há alguns anos, mas somente agora nos últimos tempos ganhou status e notoriedade.

Para aqueles que retorcem o nariz somente em pensar em tomar um “shake de carne” é bom saber que, apesar de ser carne em pó, não tem gosto algum de carne. No sabor chocolate por exemplo, o shake fica muito parecido com um achocolatado em pó normal, porém com menos açúcar.

Segundo o relatório publicado em 1970 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o organismo consegue aproveitar cerca de 80% dos aminoácidos presentes num bife. A proteína de carne possui todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo necessita não só para construir massa muscular, como também para a formação hormonal, anticorpos, enzimas, etc.

Porém o grande problema é que a carne bovina, especialmente se estivermos falando de carne vermelha, contém grandes quantidades de gordura saturada e colesterol.

Esses dois nutrientes são muito prejudiciais, tanto para a saúde quanto para a estética. Se você comer dois bifes em um dia, estará consumindo cerca de 60 gramas de gordura. Foi para ultrapassar esse problema que as marcas de suplementos criaram fórmulas de proteína de carne, livres de gordura, colesterol, lactose e outros carboidratos.

Mas o que todo mundo quer saber é se as proteínas de carne são melhores que a Whey Protein para o aumento de massa muscular.

Em nível de absorção e aproveitamento, não podemos dizer que os suplementos de proteína de carne sejam melhores que o whey, pelo menos para a maioria das pessoas. O whey contém igualmente todos os aminoácidos essenciais, incluindo grandes concentrações de BCAAs, os principais aminoácidos que compõem as fibras musculares.

Mas existe uma grande vantagem dos suplementos de proteína de carne sobre os de whey, que é poder solucionar o problema daquelas pessoas que não podem tomar nenhum tipo de whey, pois são extremamente intolerantes a lactose, ou alérgicas a algum componente presente nas proteínas do soro de leite, até mesmo nas hidrolisadas.

Para quem não tem alergia ou intolerância, não há grandes e significativas vantagens trocar pela proteína da carne. Mas, por um perfil de aminoácidos ligeiramente diferente que a whey, pode ser interessante para quem já usa o soro de leite a bastante tempo.

Mas não existe nada de mágico, tampouco de prejudicial. É apenas carne em pó e por mais estranho que pareça é obtida de forma natural, tanto que possui o mesmo número de registro dos alimentos. Consulte seu nutricionista.