Massagem especial pra recuperação muscular

Olá André, parabéns pelos seus textos, aprendo muito aqui. Estou pegando firme na musculação faz tempo, porém estou com muita dificuldade em evoluir porque sinto muitas dores musculares no pós-treino. Vi em alguns sites americanos que os fisiculturistas têm usado a massagem miofacial na recuperação nos períodos após o treinamento. Você como alguém da área me recomendaria isso para ajudar nesse processo recuperativo?

Guilherme.

Olá Guilherme, a massagem Miofascial tem funcionado bem em atletas de nível mais alto, mas antes se faz necessário ter garantias de que está fazendo tudo certo nas partes mais fundamentais para uma boa recuperação muscular, como por exemplo o sono e principalmente a alimentação correta. O sono é com você, a alimentação procure um nutricionista e também não descarte a possibilidade de estar fazendo algo errado também na parte do treino, pois tem que ter variabilidade. Mas seguindo uma coerência e uma lógica que somente alguém que domina a prática e teoria vai possuir. Abaixo uma breve explicação sobre do que se trata essa massagem:

Miofascial significa “fáscia” musculare ou fáscia que envolve os tecidos musculares (mio = músculo + fáscia = tecido conectivo). Todo músculo, cada fibra muscular, é envolvido por um tipo de tecido conjuntivo que se chama fáscia. Ela forma os tendões e ligamentos nas extremidades dos músculos, assumindo a função de conectar músculo a osso e músculo a outro músculo.

As lesões musculares e enfraquecimento da fáscia podem ser causadas devido ao uso incorreto da musculatura, treinos demasiadamente intensos, maus hábitos posturais, desgastes emocionais e estresse. Essas causas geram uma pressão excessiva, geralmente, sobre os nervos e músculos fazendo com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos de gatilhos (tigger points). Os pontos afetam o bom funcionamento do sistema músculo-articular, junto à coordenação, flexibilidade e força muscular, e, consequentemente, prejudicam o desempenho no treinamento físico e o bem estar geral.

As técnicas de liberação miofascial estimulam as áreas que possam estar apresentando tecidos condensados limitadores de movimento. Utilizando pressão, alongamentos especiais e o envolvimento consciente do paciente, é possível modificar a organização molecular dos componentes líquidos dos tecidos, gerando uma nova organização. A rigidez dos tecidos e restrições desaparecem rapidamente, permitindo a modulação de tônus necessária na aceleração dos processos de reabilitação, facilitando a reeducação dos movimentos.

Tudo isso faz muita diferença pois uma vez recuperada a musculatura ela poderá trabalhar pesado novamente já no dia seguinte.

Grande abraço!