II Etapa do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness

Saudações amigos. Esse final de semana a cidade de Ribeirão Preto (SP) recebe a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo & Fitness.

Atualmente, devido a grande quantidade de atletas e categorias, o campeonato é dividido em duas etapas. A primeira etapa ocorreu no dia 17 de julho em São Paulo, com mais de 400 atletas e teve a metade das categorias existentes: Fisiculturismo Júnior, Master, e Mens Physique no masculino, e no feminino Miss Bikini, BodyFitness e Womens Physique.

Já para esta segunda etapa deste final de semana, as categorias são: Fisiculturismo Sênior Masculino e Feminino, Fisiculturismo Clássico Masculino e Miss Wellness Feminino. São esperados para esta etapa cerca de 350 atletas nestas categorias que também possuem subdivisão por peso em algumas, e altura em outras.

O Fisiculturismo e o Fitness são modalidades esportivas oficiais reconhecidas no mundo inteiro, porém em alguns lugares esse esporte é fruto de preconceito e informações distorcidas. Mas felizmente aqui no Paraná as coisas são diferentes, pois a Tribuna do Paraná, o Paraná Online e também a ÓTV tem dado todo o apoio e suporte.

E quem mais agradece tudo isso não sou eu, mas sim os atletas do Paraná, que sempre foi um grande polo Fitness, porém não havia espaço na mídia e nos meios de comunicação para nenhum esporte fora os esportes de bola. E nossos atletas merecem esse reconhecimento, pois na primeira etapa do campeonato brasileiro os atletas Paranaenses obtiveram diversos primeiros lugares, além de muitas outras ótimas colocações.

Para quem não sabe eu (Paje) sou um dos responsáveis pela IFBB no Brasil inteiro, tendo o cargo de Diretor Nacional de Arbitragem. A IFBB é a sexta maior federação esportiva do mundo e tem hoje 198 países membros. A musculação e o fitness são considerados fator importante para a saúde dos indivíduos.

O Fisiculturismo é um esporte de medalhas em jogos regionais e internacionais reconhecido oficialmente em mais de 100 comitês olímpicos nacionais. Aproximadamente mais de 175 mil pessoas estão registradas no mundo como competidores amadores dentro IFBB. No Brasil, há hoje 24 estados com federações filiadas, 3.500 atletas participantes de competições regionais por ano, 17 mil academias de musculação, e um número estimado de 20 mil culturistas não competitivos.

Amanhã traremos a impressionante história da Ana Queiroz, uma atleta paranaense de mais de 45 anos, que encontrou nesse esporte sua fonte de saúde e realização, e hoje serve de incentivo para muitas pessoas que querem ter ao menos um pingo de toda essa motivação e força de vontade. Não perca!