Fisiculturismo e suas origens

Bom dia amigos leitores! Hoje estou aqui para falar um pouco do meu esporte, ou seja, do Fisiculturismo. Como o próprio nome sugere, Fisiculturismo é o culto ao corpo, a busca por um físico perfeito. Neste esporte não medem a força, o condicionamento físico ou a resistência, mas apenas se atentam à beleza estética do mesmo, pois ganha o físico que melhor representar uma estátua grega.

A primeira história que se tem informação relacionada ao fisiculturismo vem da Grécia. Havia um homem muito forte chamado Milon de Crótona. Ele era um atleta olímpico invejado pela sua força e músculos.

O seu treino era baseado em um bezerro. Ele colocava o animal nas costas e andava. À medida que este animal ia crescendo, seu corpo ia acompanhando as adaptações necessárias para continuar andando com o bezerro nas costas. Assim, ele aplicou uma lei da musculação conhecida como “princípio da sobrecarga”, onde o praticante aumenta os pesos aos poucos de forma a promover evolução fisiológica e alcançar os objetivos propostos.

Avançando no tempo, em 1940 ocorreu o primeiro campeonato de fisiculturismo propriamente dito, sem utilizar a força como meio de avaliação. O campeão foi John Grimek, um homem que exibia volume, simetria, definição e proporção acima da média para a época.

Joe Weider criou, em 1965, o Mister Olympia. O primeiro campeão foi Larry Scott, mas o primeiro a se destacar foi, no entanto, o ex-governador da Califórnia: Arnold Schwarzenneger. O ator de Hollywood venceu o campeonato por 7 vezes se tornando o maior ícone do fisiculturismo. Todavia, os atletas que mais venceram foram Lee Haney e Ronnie Coleman com 8 conquistas. O atual campeão é o Phil Heath, vencendo em 2011, 2012 e 2013.

Atualmente é praticado no mundo todo por homens e mulheres. Apesar de a grande maioria ser de amadores, todos que ingressam em uma academia realizam treinos de fisiculturistas, deixando de lado a busca por força (powerlifting) ou potência (weightlifting).

É tão natural, que mesmo crianças que não tem contato com o esporte, tendem a algum momento realizar a pose do duplo bíceps numa demonstração de coragem e força, talvez enraizada em nosso córtex desde tempos imemoriais, também pessoas ao tirar fotos de brincadeiras de uma forma muito espontânea realizam a mesma pose, além da famosa frase “mostra o muque” que todo menino já ouviu do pai ou de algum tio. etc. Portanto, se você faz isso em frente ao espelho não se assuste, talvez você tenha um pouco desse esporte no sangue.

A vida de um fisiculturista não é fácil. Além de a rotina ser restrita e cansativa, o competidor nunca pode tirar férias, pois perdem músculos ou acumulam gordura, comprometendo suas participações futuras. Também é necessário seguir dietas específicas para os seus objetivos, sem esquecer-se de descansar bastante entre um treino e outro e dormir 8 horas por dia.

Sempre procure profissionais capacitados para acompanhar seu desenvolvimento e acelerar seus ganhos de massa muscular e perda de gordura.

Até amanhã!