Dor nos joelhos podem indicar problemas

Saudações amigos. Ter dor no joelho em algum momento da vida é normal, principalmente quando forçamos demais em alguma atividade física, ou mesmo no dia a dia. Mas quando a dor que aparece não é devido a prática de algum esporte, o que isso pode significar?

Nesse caso isso pode indicar algum outro problema, que inicialmente tem a ver com forçar demais em alguma atividade cotidiana. Mesmo que a pessoa não pratique academia, muitos trabalhos exigem muito da estrutura física de quem carrega muito peso, ou fica muito tempo abaixada, como diaristas, mecânicos, jardineiros etc.

É importante ressaltar que para uma pessoa sedentária, o simples fato de subir uma escada pode desencadear dores nos joelhos. E tem ainda uma questão muito importante: se a pessoa está com sobrepeso, são os joelhos os que começam a sofrer imediatamente. E depois o metabolismo como um todo, que também irá, de forma cumulativa, a ter problemas relacionados a colesterol, diabetes, hipertensão etc.

Não sabe porque seus joelhos doem? Será que você não está acima do peso? Fique alerta pois sobrepeso vai afetar os joelhos de forma imediata. É sabido que a cada quilo extra ganho, o joelho sofre um impacto de 6 quilos a mais. É isso mesmo, então imaginem 10, 20 quilos a mais.

A primeira manifestação da dor no joelho é chamada de condromalacia patelar, que costuma atingir 8 vezes mais mulheres do que homens, devido à anatomia feminina, ou seja, quadris mais largos e joelhos valgos (voltados para dentro). Estima-se que a condromalacia corresponde a 20% das queixas de dor nos joelhos nos consultórios médicos. A doença causa inflamação e amolecimento da cartilagem dos joelhos. Dor, joelhos que rangem e estalam estão entre os principais sintomas da condromalacia.

Também o uso do salto alto agrava muito o problema por deslocar o centro de gravidade para frente, talvez por esse motivo também essas dores atingem mais as mulheres. O salto de mais de 4 cm já é considerado prejudicial por alguns especialistas.

Em pessoas com mais de 50 anos, uma das principais causas de dores nos joelhos é a osteoartrite. Já falamos sobre ela nesta coluna.

Entre atletas, são as lesões ocasionadas por traumas que lesam os ligamentos, um dos mais comuns é o trauma direto na articulação, como ocorre no futebol ou esqui, forçando o joelho em uma posição anormal que resulta na lesão de um ou mais ligamentos. Todavia, podem ocorrer lesões sem contato, como por exemplo movimentos torcionais com o pé fixo no chão durante um drible, aterrissagem de salto ou parada brusca, movimentos comuns em futebol, basquete e vôlei.

Agora que você já está mais informado, cuide bastante de seu joelho, evite os traumas e posições lesivas, e pense a respeito de consultar um médico caso você sinta dores frequentes.