Diferenças entre fisiculturismo e halterofilismo

Caro André Pajé, sou professor de academia aposentado e fazia os esportes de força, que naquela época chamávamos “pesismo”, que foi o precursor tanto do fisiculturismo quanto do halterofilismo. Hoje o que vejo nas academias são os adolescentes utilizando muita carga e com risco de lesões, sendo que o que querem de verdade são mudanças estéticas. O amigo poderia falar mais disso, da diferença entre essas duas modalidades, para aqueles que desejam evoluir no fisiculturismo? Grande abraço, Seixas.

Grande Prof. Seixas! Puxa, depois dessa sua aula, resta muito pouco a acrescentar, mas vamos lá: Como disse o amigo, o fisiculturismo utiliza o halterofilismo porque essa prática é a que mais desenvolve a massa muscular mas pensar somente na carga não é o correto.

Por isso é importante salientar bem a diferença, porque tem muita gente que treina como halterofilista e aí não sabe porque não consegue fazer seu corpo parecer como de um fisiculturista.

No halterofilismo, você tem que usar a sinergia, ou seja, a soma de todos os músculos possíveis, porque o objetivo é movimentar a maior carga possível. Já no fisiculturismo, a carga total não é tão importante e você tem que desligar todos os outros músculos e trabalhar apenas a porção que deseja focalizar e dar prioridade.

Logicamente todo fisiculturista usa muito o halterofilismo no início do processo para construir sua base, porque precisa sim ganhar força, potência e volume em toda a musculatura, pois caso contrário a sequência do trabalho do fisiculturismo não seria possível.

Mas depois de anos trabalhando com halterofilismo, a tendência é perceber que o fisiculturismo não é uma modalidade mas uma soma de modalidades que tem um só objetivo: a modelagem estética.

Dentro de uma periodização de treino anual por exemplo, o treinamento de que deriva do halterofilismo compreende mais de 70% do trabalho com pesos, porém nas fases de definição usa-se outros princípios, como por exemplo circuitos onde se treina com menos carga e mais repetições.

Então nesse ponto treinar com muita carga não somente é uma escolha errada por conta das lesões, mas por conta que quando vamos fazer muito pesado acabamos “roubando” no movimento, ou seja, usamos os músculos mais fortes para pegar impulso e facilitar para os músculos que não são tão fortes assim. Isso é halterofilismo, quanto você pensa na carga.

Já no fisiculturismo, o certo seria diminuir a carga e não roubar: fazer o movimento correto, de forma contínua e sem pegar impulsos, para isolar somente o músculo desejado. Dessa forma não se pensa na carga mas sim no músculo trabalhado. Espero ter ajudado, grande abraço!