Cada esporte com suas lesões

Saudações Amigos. Dias atrás falamos sobre as mais perigosas lesões que podem ocorrer numa academia, como rompimentos de tendão, etc. Por conta disso muitas mães se assustam. O que elas e muita gente não sabem, é que as lesões no futebol podem ser muito mais perigosas que as da musculação e podem ocorrer sem sentir, diferente da musculação, onde na maioria das vezes as lesões estão relacionadas a excesso de carga. Vamos lá:

1) Lesão no músculo posterior da coxa:

As lesões nos músculos da parte de trás da coxa ocorrem com muita frequência no futebol. A maior parte delas acontece durante uma arrancada ou uma corrida a toda velocidade, sem qualquer impacto ou contato com outros jogadores. Os sintomas variam conforme a gravidade da lesão, já que é possível romper todo o músculo ou apenas parte dele. As lesões nos músculos posteriores da coxa ocorrem com mais frequência quando já houve uma lesão anterior na região ou quando a musculatura da coxa está enfraquecida. Os sintomas e sinais são: Estalo no momento da lesão; dor súbita ao longo da parte de trás da perna. Dor, inchaço e hematomas na parte posterior da coxa. Também Dificuldade de caminhar e a atividade de flexionar (dobrar) o joelho causa dor.

2 ) Lesões na cabeça:

Fique atento e nunca subestime uma lesão na cabeça, pois podem se tornar vem graves. Dois pontos são importantes, o primeiro é que você pode ter sofrido uma concussão. O segundo é que, se foi isso que aconteceu, o fundamental é saber quando você pode voltar a jogar com segurança. Uma concussão é uma lesão do cérebro. É algo temido porque pode afetar a memória, a concentração e a habilidade de resolver problemas, entre outros aspectos.

Essa lesão é mais complicada porque não é nada fácil reconhecê-la. Ao contrário do que se pensa, não é necessário perder a consciência para ter sofrido uma. Você pode simplesmente ficar confuso ou não saber as horas, o dia ou lugar onde está por algum tempo após a lesão. Também é possível que você sinta dor de cabeça, tontura, enjôo e falta ou perda do equilíbrio.

As crianças são mais propensas a lesões nos membros e articulações durante seus surtos de crescimento, entre as idades de 7 e 12 anos, quando os ossos crescem primeiro e os músculos e tendões sofrem constantes adaptações. Algumas Escolinhas de Futebol querem mostrar resultados aos pais e prometem oportunidades de testes em grandes clubes. Assim exigem muito destes pequenos atletas. Portanto fique de olho, pois isso pode prejudicar os estudos e até mesmo o crescimento.

Essas são as lesões mais comuns no futebol, esteja atento pois elas ocorrem não somente no meio profissional mas sim recreativo, e são potencializadas pela falta de preparo, condicionamento, elasticidade e força dos “atletas de final de semana”.