Bebida e hipertrofia muscular não combinam

Saudações amigos. Bom seria se pudéssemos curtir tudo na vida ao mesmo tempo, mas isso não é possível. Principalmente quando falamos de bebida versus resultados na academia. Infelizmente na tentativa de se adaptar ao cliente e até mesmo não perdê-lo, muitos profissionais da área dizem que não existe maiores problemas em treinar e beber “socialmente”. E isso é verdade, porém não para quem quer ganhar massa muscular.

Para estes existe sim um impacto muito negativo, mesmo que seja somente nos finais de semana. Isso porque o álcool influencia vários processos que estão relacionados de forma direta e indireta ao processo da hipertrofia muscular. Se você gosta de puxar ferro, acho interessante você saber como isso tudo funciona:

1) Impacto Negativo na Síntese Protéica : A síntese protéica é o processo onde os aminoácidos são unidos para formar proteínas. Consumo excessivo de álcool atrapalha este processo em até 20%, e como os seus músculos são formados por proteínas, você pode ver como isto se torna um problema.

2) Diminui a testosterona: A testosterona é o hormônio mais importante para a construção muscular em nosso corpo. Um dos fatores que determinam quanto uma pessoa pode ganhar massa muscular é o nível de testosterona livre no sangue. Beber álcool diminui a testosterona, faça as contas.

3) Causa desidratação: Os rins precisam filtrar grandes quantidades de água para conseguir quebrar o álcool, e isto pode resultar em grande desidratação. A água também tem um papel importante na construção muscular e ficar até mesmo um pouco desidratado já pode atrapalhar os ganhos. Somente os músculos, são constituídos por cerca de 70% de água.

4) Esgota as vitaminas e minerais do corpo: Consumo de álcool causa a drenagem rápida das vitaminas A,C, complexo B, cálcio, zinco e fósforo. Estas vitaminas mantém vários processos do corpo em andamento, principalmente os que envolvem a hipertrofia muscular.

5) Aumenta o acúmulo de gordura: Com 7 calorias por grama, o álcool pode ser bem “engordativo”, perdendo apenas para a gordura que tem 9 calorias por grama. O consumo do álcool também atrapalha o Ciclo de Krebs, que tem um papel importante na queima de gordura.

A idéia não é deixar de se divertir, e beber ocasionalmente numa formatura ou casamento não é um problema tão grande, mas a partir do momento que você estiver bebendo todos os fins de semana, diga adeus à hipertrofia muscular. E quando for beber, tenha certeza de estar bebendo muita água e se alimentando com alimentos ricos em proteína, vitaminas e minerais.