Albumina e gases

Saudações Amigos. Vamos hoje falar sobre uma dúvida simples, porém oportuna: Por que utilizar albumina (clara de ovo em pó) gera gases e desconfortos intestinais?

Bem, nunca achei de fato alguma pesquisa pronta sobre isso. Como bom consumidor de suplementos de longa data, eu sempre observei que, uma quantidade um pouco maior de albumina realmente me gerava tais desconfortos, apesar de poder comer até 12 claras cozidas de uma vez que não acontecia a mesma coisa. Curiosamente, uma dúzia de claras cozidas tem muito mais proteína que 2 colheres desse pó, que é exatamente a mesma proteína do ovo cozido. Mas então, onde está a diferença?

Na água. A albumina desidratada retira a água, diferente da clara cozida, que conserva a maioria de água em sua estrutura. Dessa forma, usar a clara cozida facilita muito a absorção integral e sistêmica da proteína presente na estrutura do alimento. Usando a albumina a uma quantidade maior do que 2 colheres de sopa, geralmente existe o processo de fermentação das proteínas nos intestinos, o que além da perda do potencial nutritivo ainda gera os desconfortáveis e deselegantes gases.

Vale lembrar que é normal no início, até o corpo se adaptar. Mas caso o uso de albumina gere esses gases de forma contínua e ininterrupta é aconselhável substituir por claras de ovos cozidas mesmo.

Para suplementar com proteínas extras, prefira a Whey Protein. Além de ser de melhor valor biológico (aproveitamento) que a albumina, ainda é hidrofílica (dispersível em água), o que é mais eficiente para ser misturada na forma de shakes.

Além de tudo isso a albumina supervalorizou e inflacionou muito. Não é mais barata como antigamente, de forma que 1kg de albumina está quase o mesmo preço de 1kg de Whey Protein, que tem mais benefícios funcionais e de praticidade conforme explicado acima.

Vale lembrar que isso está muito relacionado à saúde da flora intestinal também. Ou seja, pessoas que não se alimentam a base de frutas, vegetais e legumes ou que usam muitos estimulantes, como a cafeína agridem a flora intestinal aumentando o processo de fermentação da albumina, causando também mais gases.

Uma última e não menos importante dica está em prestar atenção na quantidade de água ingerida. Pouca água também não facilita em nada para o organismo. A maioria das pessoas não tem essa consciência e só toma água mesmo quando está com sede.

Para concluir, apesar de eu ser um defensor da suplementação alimentar em vários casos, neste caso em particular eu não sou nem um pouco. Sou a favor de você esquentar a água para cozinhar os ovos mesmo.