A dieta é mesmo mais importante que o treino?

Muito bom-dia amigos! O assunto de hoje é muito interessante, tanto para o público do Fitness quanto para o público que busca saúde e qualidade de vida. Quantas vezes ouvimos essa máxima: “a dieta é responsável por mais de 60, 70% dos resultados, seja em performance, estética ou saúde”.

Estou certo que você já ouviu isso pelo menos uma vez de cada profissional, ou até mesmo leigo com quem você já tenha conversado sobre essas coisas. Mas está certo isso? Ou será mais um daqueles “mitos”, tão presentes nesse mundo?

Legal, vamos lá. Eu diria que não está errado. Inclusive eu mesmo já falei essa expressão, talvez muito mais que uma centena de vezes, em meus 20 anos de experiência na musculação como atleta, técnico, isso antes de começar a arbitrar profissionalmente.

Porém, com o tempo, comecei a perceber o funcionamento das coisas a partir de uma percepção diferente, não de uma forma linear, e sim cíclica. Vou explicar.

Quando falamos que a dieta é a parte tão mais importante do resultado, enfatizamos bem isso porque é justamente aí que mora o maior erro. E também a maior dificuldade das pessoas que querem emagrecer, aumentar a musculatura, ou simplesmente para ajudar a baixar o colesterol ou controlar a diabete.

Se ir freqüentemente para a academia já não é uma tarefa tão fácil assim, conseguir se controlar nos doces, massas, frituras é algo muito mais difícil. E além disso, aumentar a quantidade de claras, peixe, frango, comidas integrais, ter que levar de casa talvez, enfim, cuidar da dieta é algo difícil seja pelo que se comeu, ou deixou de comer. Além de ser difícil manter a sua constância, qualquer flutuação positiva ou negativa pode comprometer bastante os resultados, e um estrago num final de semana pode realmente desperdiçar o esforço da semana inteira ou quem sabe até mais que isso. Então por conta disso é dado tanta ênfase nesse aspecto da dieta.

Porém, quando isso já está bem entendido, podemos agora perceber realmente como funciona. Não existe o que é mais importante, dieta e treino tem o mesmo grau de importância e estão diretamente relacionados entre si. Dependem um do outro para cada qual desempenhar ao máximo, gerando assim ao resultado final.

No Fisiculturismo, por exemplo, sabemos que quem molda ao máximo o corpo são os árduos treinos e os exercícios específicos. Você tem que quase se arrebentar todo dia. Mas quem já fez muita força sabe que o corpo leva dias para recuperar e parar de doer. Sim, e justamente aí que entra a importância da dieta, dos suplementos e logicamente do descanso.

Então se é o treino árduo que nos molda, é a dieta que nos recupera e possibilita chegar lá no outro dia e “arrebentar” novamente. E assim consecutivamente ao longo dos dias, meses, anos o resultado vai aparecendo. Até amanhã!