Muitos tutores querem levar seus pets às ruas para a folia. Mas alguns cuidados são necessários. Importante saber os limites individuais de cada bichinho. Muito barulho, calor, excesso de informações e pessoas podem trazer estresse ao seu animal e causar problemas de saúde.
+ Leia mais: Abandono de animais é crime; denuncie!
O ideal é que ele esteja em ambientes arejados, que possa se proteger do sol e tenha espaço suficiente para se locomover. O melhor é evitar os bloquinhos que concentram muitas pessoas e, assim, aumentam os riscos de os animais serem pisoteados ou até mesmo entrarem em contato com lixo que foi descartado no chão.
Fantasias
Animais como cães e gatos possuem pelos, que servem de proteção e podem ampliar a sensação térmica. Então, se você vai fantasiar seu pet no período carnavalesco, escolha tecidos finos e leves que não aumentem a temperatura deles ou atrapalhem a mobilidade do animal. Não cubra partes importantes do corpo, como ouvidos, olhos e focinho. De forma alguma pinte os pelos dos animais.
Fuja do sol e calor
O calor e a temperatura do asfalto são contraindicados. Se o solo estiver muito quente pode queimar as patinhas, deixando-as desidratadas e com rachaduras, facilitando a entrada de fungos e bactérias, além de deixar o animal com muita dor. Preste atenção no comportamento dele. Se ele estiver lambendo-as excessivamente, pode ser um sinal de desconforto.
+ Leia mais: O que a Causa Animal de Curitiba pode esperar da gestão Eduardo Pimentel
A exposição excessiva ao sol também pode causar problemas de pele no bichinho, e até casos de câncer de pele. Por isso, prefira sair em horários de menos sol e dê preferência a lugares com grama e sombra.
Cuidado extra com cães braquiocefaliacos como o pug e o buldogue. Eles tendem a ter aumento súbito da temperatura corporal, levando a um quadro perigoso.
Segurança do local
Locais como muita aglomeração, como bloquinhos, trios elétricos ou festas noturnas, podem apresentar diversos perigos: o animal de estimação pode fugir e se perder, pisar ou comer algum objeto estranho que está no chão, ser pisoteado, ficar estressado com o barulho e quantidade de pessoas e até ser roubado.
Hidratação
Sempre tenha em mãos uma garrafinha de água e algum recipiente em que seu animalzinho possa beber água quando tiver vontade.
Barulho
Música alta, crianças e adultos gritando, pessoas cantando, tudo isso pode deixar seu pet agitado e com medo. Em alguns casos, os cães podem começar a latir excessivamente ou até ficarem mais agressivos e tentar fugir. Prefira lugares mais calmos e silenciosos para aproveitar a companhia dele.
+ Leia mais: Conheça o InspiraSheep, projeto das ovelhas terapeutas
Mantenha seu pet vacinado
Seu Pet deve estar com a vacinas e vermífugo em dia, reforçando que é preciso cuidar da saúde do seu pet para que ele não transmita doenças para outros.
Deixe com alguém de confiança
Deixe seu Pet em com alguém da família, ou contrate uma pet sister, com certeza o melhor para a saúde do seu Pet é o conforto e tranquilidade do seu ambiente”.
