Tesouro Selic, Nubank, Pic Pay, Pag bank, C6 Bank ou Banco Inter. Onde devo deixar o meu dinheiro?

Imagem de Kris por Pixabay

Frequentemente os bancos digitais apresentam coisas novas ao consumidor, são funcionalidades novas, novos produtos, novos serviços, sem contar as questões de custos e gratuidades. Enfim, alguns infelizmente mudando para pior, outros para muito melhor. Banco digital x banco tradicional: qual deles é mais vantajoso?

Eu sei que você sempre fica com várias dúvidas: “Onde deixar meu dinheiro? Onde vai render mais? Qual banco vale mais a pena guardar o dinheiro?”. E tantas outras. Diante de tantas dúvidas, assim como fiz no meu Instagram Amigo de Negócios, eu separei alguns pontos relevantes para você realizar a análise e escolher a melhor para suas necessidades. Vale a pena conferir:

Observação: Quero deixar claro que nenhuma das empresas são patrocinadoras desse artigo, o objetivo é te contar os pontos importantes sobre cada uma das opções para você tomar as suas próprias decisões.

Primeiro ponto: RENTABILIDADE

• Nubank: Recentemente a política de rendimento da conta NU mudou, agora você deposita seu dinheiro e precisa aguardar 30 dias para começar a obter rentabilidade de 100% do CDI. Claro que essa rentabilidade será retroativa ao primeiro dia do depósito, porém, fato é que você precisa deixar ao menos esses 30 dias para ter qualquer tipo de rendimento.
Não esquecendo que o Nubank tem outras modalidades de rendimento na sua função “Guardar dinheiro”, vale a pesquisa e observância das suas necessidades de prazo e ação.

• Pag bank: A famosa conta rendera. Aqui nessa conta o rendimento é de 100% do CDI, porém rendimento somente a cada 30 dias, conforme informação do próprio site da empresa. É similar ao sistema da poupança, porém, com um rendimento um pouco melhor.

• C6 Bank: O rendimento acontece somente se você investir em CDB, não há qualquer rendimento na conta normal. Porém, o rendimento deste CDB é de 101% do CDI com liquidez diária.

• Banco Inter: O rendimento acontece somente se você investir em CDB, não há qualquer rendimento na conta normal. Porém, o rendimento deste CDB é de 100% do CDI com liquidez diária.

• Pic pay: Já aqui os valores começam a render no primeiro dia que depositou, ou seja, liquidez e rentabilidade diária desde o primeiro dia. Na conta Pic pay seu dinheiro até 100mil reais rende 102% do CDI, valores acima disso 100% do CDI.

• Tesouro Selic: Aqui o rendimento é diário também, porém é 100% da taxa Selic, ou seja, um pouco mais do que a taxa CDI.

Ao analisar qual a melhor proposta quanto a rentabilidade você precisa levar em consideração que o CDI (13,65%) dos bancos equivale a um pouco menos que a Taxa Selic (13,75%) do Tesouro Direto, porém, em contrapartida, os bancos te oferecem resgate imediato, já o Tesouro Selic muitas vezes é D+1.

>> Leia também: O que é SELIC, CDI e FGC. Entenda para melhor INVESTIR

Segundo ponto: SEGURANÇA

Quanto ao assunto segurança, três pontos devem ser levados em consideração:

  • Se a sua conta ou investimento são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
  • Como estão as reclamações no Reclame Aqui, e fundamentos dessas reclamações.
  • Como estão as reclamações no Banco Central, e fundamentos dessas reclamações.

Atualmente o C6 Bank é o campeão de reclamações no Banco Central, mas conheço muitos usuários que estão satisfeitíssimos com os serviços prestados pelo banco. É importante pesquisar as causas dos problemas para saber se atingirão seus objetivos.

Terceiro ponto: SERVIÇOS E OBJETIVOS

É importante compreender os motivos de sua contratação para realizar a melhor escolha.

Se você quer um programa de pontos interessante para trocar por dinheiro, milhas ou produtos, talvez C6 Bank e Banco Inter sejam os melhores neste quesito. Se você quer praticidade e segurança, talvez Nubank e PicPay. Se quer outros produtos e benefícios, procure olhar cada um para ver qual terá o produto que te interessa mais.

Por fim, vale lembrar que rendimentos de bancos digitais e tesouro direto também são passíveis de incidência do Imposto de Renda.

Pesquise bem, com calma e cautela, para realizar as melhores escolhas.

Você já tem alguma dessas contas? Assista ao vídeo abaixo e deixe seu comentário.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios