Para alcançar sucesso nos negócios é preciso fortalecer o autoconhecimento e as diretrizes organizacionais

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Agora que sou seu Amigo de Negócios (@amigodenegocios), quero te ajudar a construir um novo caminho para alcançar a felicidade pessoal e o sucesso dos seus negócios. Vamos juntos, passo-a-passo, construir a base e os alicerces rumo aos seus objetivos, sonhos e metas.

Hoje trago a vocês o ponto de partida, a reflexão sobre os elementos do autoconhecimento e as diretrizes organizacionais como fontes basilares profundas que alicerceiam seus negócios.

O autoconhecimento se fortalece cada vez mais em nosso projeto de vida, principalmente quanto aos elementos da identidade, carisma e motivação.

O elemento identidade, nada mais é do que conhecimento da própria personalidade, a figura do ser humano, do empreendedor, do empresário, equivalente as características pessoais e humanas de cada um. É importante você se conhecer para que as pessoas identifiquem você como uma pessoa única, de visão diferenciada.

Já o elemento carisma é a forma com que nos posicionamos diante das pessoas, amigos, familiares, funcionários, parceiros, etc., tudo isso através das relações sociais e interpessoais.

E o elemento da motivação, é aquilo que realmente te faz acordar, pensar e agir sobre possibilidades e ações no dia a dia, seus sonhos, anseios, sua missão e vocação de vida.

Quando pensamos na pessoa jurídica (a empresa), a análise elementar é similar. Os elementos do autoconhecimento do negócio são as diretrizes organizacionais: missão, visão, objetivos, objetivos estratégicos e a proposta de valor.

O elemento missão é a razão pela qual a empresa existe. A visão é como a empresa gostaria de ser reconhecida pela comunidade em geral. Os objetivos são os resultados mensuráveis e viáveis que a empresa deve alcançar, em prazos determinados. Objetivos estratégicos são resultados mensuráveis a cada um dos departamentos / processos organizacionais. E, por último, o elemento proposta de valor é composto por fatores que determinam a compra de um produto / serviço em um setor, através da análise ambiental e setorial.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Como agora sou seu Amigo de Negócios, te deixo este conselho hoje: reveja seus elementos do autoconhecimento, escrever seu projeto de vida, analise com calma as diretrizes organizacionais dos seus negócios. As pessoas a sua volta, os clientes, sempre olham indiretamente o que há por trás de um rosco, de uma marca; elas precisam entender o real valor que você oferece a elas.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios (@amigodenegocios).