Organização Financeira: Como planejar, fazer o controle financeiro e manter uma vida financeira equilibrada

Foto de energepic.com no Pexels

Nosso sucesso financeiro está intimamente vinculado ao quanto nos tornarmos empreendedores e investidores da própria vida.

Quando falamos em organização financeira, precisamos ter o domínio sobre nossos gastos, aprimorar nossa inteligência financeira, e ditar as regras do dinheiro para que ele não dite as regras da nossa vida.

No meu Instagram Amigo de Negócios, sempre destaco a importância de as pessoas conhecerem a fundo suas receitas e despesas, traçar metas, buscar novos conhecimentos, poupar e investir para que possam manter o controle de uma vida financeira equilibrada. Na mesma ideia, no canal do Youtube Amigo de Negócios apresento vídeos ensinando as pessoas sobre como alcançar a independência financeira, pois essa deve ser a grande meta de uma vida equilibrada.

Hoje, aqui no meu Blog Amigo de Negócios, quero te passar dicas importantes sobre como iniciar a organização financeira através de simples ações que melhoram os hábitos de consumo e se aproximam dos objetivos e sonhos pessoais.

Imagem de ds_30 por Pixabay

Pegue seu caderno ou uma folha qualquer, juntamente com uma caneta, e anote as dicas infalíveis para uma boa organização financeira:

Dica nº 1: Registre todas as suas receitas e despesas em planilhas ou no seu caderno de anotações. É importante você conhecer todas as suas receitas e despesas durante o ano todo e assim realizar o estudo de impacto financeiro na sua vida (análise e planejamento financeiro).

Dica nº 2: Conhecendo suas receitas e despesas, identifique o que é prioridade e quais são gastos desnecessários para sua vida. Elimine consumos imediatos ou que não agregue nos seus objetivos.

Dica nº 3: Defina metas e objetivos para que você possa estimular sua mente em ações que convertam em inteligência financeira.

Dica nº 4: Estude sempre novas formas e ações para criar renda extra. A renda extra auxiliar você a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e dinâmica.

Dica nº 5: Poupe e invista. Criar sua reserva de emergência e aprender o hábito de investir auxilia na sua independência financeira.

Para finalizar, atenção: se você tiver dívidas em aberto, quitá-las deve ser sua prioridade financeira.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.