O que fazer com o décimo terceiro salário

Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

É de consenso de todos que este ano foi um ano de difícil controle emocional e financeiro. O autogerenciamento das nossas vidas e, porque não, das nossas finanças e negócios, em 2020 requisitaram um alto grau de equilíbrio nunca exigido anteriormente.

Para ajudar neste equilíbrio, no meu Instagram Amigo de Negócios, sempre destaco a importância de fortalecer os elementos da inteligência emocional e financeira, uma vez que ambos estão intimamentes ligados a plenitude da tranquilidade, paz e felicidade que tanto buscamos.

Uma autoanálise é imprescindível. Precisamos analisar como foi o ano de 2020, como estão nossas finanças, nossos planejamentos, nossas metas futuras, e assim definirmos a trajetória para a caminhada de 2021.

Imagem de Tumisu por Pixabay.

Hoje, aqui no meu Blog Amigo de Negócios, quero te passar 03 dicas importantes sobre o que fazer com aquele décimo terceiro salário que está prestes a cair na sua conta, e que pode te ajudar a alcançar algumas de suas metas para o equilíbrio da sua vida financeira e dos seus negócios.

Dica nº 1: Se você está com grandes dívidas, aqueles juros já são incontroláveis ou te deixam longe da paz que gostaria de estar vivendo; foque em quitar essas dividas. Negocie, estude, utilize do seu décimo terceiro para realmente quitar todas as dívidas e começar 2021 zerado, pronto para novos desafios e metas. Quitar dívidas te ajuda a equilibrar sua vida emocional e financenira te proporcionando segurança para abertura de novos negócios.

Dica nº 2: Se em 2020 você conseguiu manter o equilíbrio das finanças, utilize seu décimo terceiro salário para criar sua reserva de emergência, pois pode ser o fator decisivo para a mudança da sua vida.

Calcular o quanto você deve poupar para sua reserva de emergência é fácil. Você deve verificar a média do seu custo fixo mensal, o quanto você tem de despesas mensalmente, e multiplicar por oito meses a quinze meses, dependendo dos seus objetivos.

Exemplo: Se você tem dividas de R$1.000,00 mensais, você precisa ter no mínimo R$8.000,00 guardado para eventualidades.

Dica nº 3: Está com o equilíbrio financeiro em dia e já tem sua reserva de emergência formada; pode ser o momento de utilizar o décimo terceiro para investir na busca da tão sonhada independência financeira.

Busque nas corretoras investimentos atrativos ao seu perfil de investidor, tais como: CDB’s, CDI’s, Fundos Mobiliários, Ações, entre outros.

Lembre-se que o ato de investir não é uma loteria, portanto, faça um bom estudo prévio sobre: no que investir, como investir e onde investir. E, caso precise de um profissional, um consultor de investimentos, pesquise bem antes de contratar.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.