Escondida no Netflix

Às vezes, a grade de séries fica meio monótona, um monte de programas no meio da temporada, com a energia meio baixa, meio previsível. Então, chega a hora de procurar novidades. Mas o que encontrei no Netflix não é nenhuma novidade, inclusive é uma série já cancelada.

A série Lie to Me (Engana-me se Puder, em português) é uma produção da Fox e conta a história de Call Lightman (Tim Roth), um especialista em detectar mentiras pela expressão das pessoas que ajuda o FBI a desvendar vários casos.

Além da temática muito interessante, é uma boa série para quem gosta de roteiros que mexem com a cognição e inteligência. Há conflitos interessantes entre o que diz a Ciência sobre as nossas expressões, ou sobre o que percebemos intuitivamente ao notar determinadas reações das pessoas.

Não há como não perceber uma semelhança temática com Dr. House, também da Fox. O pico de sucesso da série médica certamente influenciou os diretores da emissora a investir em algo que agradasse a um público semelhante.

Mas, o pecado clássico da ambição custou caro, afinal, hoje teríamos espaço, com certeza para tal série, uma vez que os fãs da astúcia e mal-humor de House estão completamente órfãos. Call Lightman é cético, faz boas analogias da vida tal qual o médico ranzinza, mas claro, hora errada e lugar errado.

Agora, cuidado, você certamente se pegará analisando expressões de pessoas próximas a você. Ainda bem que não estou te vendo agora!