No início de 2013, Marta Kaufmann, criadora da série Friends esteve no Brasil. Ela participou do Programa de Desenvolvimento de Roteiristas do Projac, e na época, polemizou ao criticar as novelas brasileiras. Para Marta, as séries com temporadas são uma tendência natural no mercado latino.

continua após a publicidade

Neste ano, já podemos notar uma atitude diferente da Rede Globo em relação às séries. Já tivemos A Teia, Amores Roubados, A Mulher do Prefeito, Doce de Mãe e estamos em meio a O Caçador e Segunda Dama. Um número bem maior de produções que se junta às que já estavam na grade: A Grande Família (última temporada), Pé na Cova (que, na minha opinião, está mesmo com o pé na cova) e Tapas e Beijos.

Essa última mantém média de 21 pontos de audiência, o que não é nada ruim quando a atual novela das 21h tem ido a 29 pontos, e com pelo menos o triplo da verba publicitária. Mas Tapas e Beijos agrada por seus diferenciais, observemos:

Escrita por Claudio Paiva (Casseta & Planeta), a série conta com um elenco que não está desgastado por atuações constantes em novelas. Fernanda Torres (Fátima) e Andréa Beltrão (Sueli) trazem consigo um público saudoso do humor sem noção e sem pretensão dos anos 1980. Se uniram muito bem a Vladmir Brichta (Armane) e Fábio Assunção (Jorge).

continua após a publicidade

O talento dos quatro principais ainda se completa com outros excelentes personagens: Djalma (Otávio Mueller), Flavinha (Fernanda de Freitas), Seu Chalita (Flavio Migliaccio), Lucilene (Natalia Lage). Assim como o texto, todos são leves e de grande aceitação popular. Deste modo, Claudio Paiva mantém, há quatro anos praticamente a mesma sequência de roteiro, com situações sempre muito semelhantes, mas que nos parecem sempre uma grande novidade, por que há ritmo, sintonia e harmonia.

Pelo conjunto da obra, e pelo que temos visto na TV aberta, Tapas e Beijos certamente é a melhor produção do gênero. Outra boa surpresa deste ano foi o humorístico Tá no ar: A TV Na TV, que mostra que a Globo tem mais facilidade para o riso neste tipo de produção, mas fica para uma próxima.

continua após a publicidade