Verão: Estação dos insetos

denguems230108.jpgNada mais desagradável do que, depois de horas na estrada, encontrar a casa de praia ou de campo repleta de insetos indesejáveis. Mas é justamente no verão que ocorre esse tipo de infestação. Com o aumento da umidade do ar e a elevação da temperatura do ambiente, surgem condições ideais para os ovos eclodirem, inclusive do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com os especialistas, este fenômeno é essencialmente sazonal, relacionado com as variações climáticas de cada região.

Talvez, somente à noite, é que se perceba a quantidade de insetos que habitam a casa. Quando, na hora de dormir, o zumbido dos pernilongos se transforma em uma insuportável sinfonia. Zanzando no escuro, ficam atazanando a vida de todos na casa. E o que é pior: nunca estão sozinhos. Mas não é necessário cancelar a temporada de descanso por causa disso. Inseticidas e repelentes são ótimas soluções contra os insetos e, no mercado, existem produtos práticos e baratos para eliminar esses invasores e proteger a família.

O ideal, conforme o infectologista Jaime Rocha, é fazer manutenções freqüentes nas residências que só serão habitadas nas férias. Como, dificilmente isso acontece , a recomendação é para que alguém execute essa limpeza antes de a família descarregar o carro lotado. “Se a manutenção não foi feita ao longo do ano, dependendo das condições em que se encontra, é bom contratar uma empresa especializada para tal”, recomenda o médico. Agindo assim, a temporada só de divertimento e descanso está garantida.

Logo que chegar à casa de praia, recomenda-se abrir portas e janelas para arejar o local, além de recolher o lixo que tenha ficado acumulado, caixas, pratos de vasos de plantas, entulho e outros objetos que possam ser usados como viveiros. “Uma preocupação para a próxima temporada deve ser não deixar restos de alimentos espalhados pela casa, evitando-se assim a proliferação de insetos”, alerta Rocha.

Aedes aegypti

Em seguida, é preciso eliminar os insetos que estão dentro de casa, checando dentro dos armários, atrás e embaixo dos móveis e aplicando inseticida – sempre na ausência de crianças e animais. Existem diversas alternativas: aerossóis, elétricos, pulverizadores, iscas e até preventivos (ver quadro). Antes de comprar, recomenda-se verificar se o rótulo da embalagem contém todas as informações sobre utilização e composição do produto.

No entanto, muitas vezes, não basta apenas utilizar os inseticidas. Os repelentes também devem ser aplicados para garantir a proteção pessoal e afastar moscas, mosquitos, pernilongos e “borrachudos”. Conforme o infectologista, as opções encontradas no mercado possuem baixas concentrações de “veneno”, podendo, assim, ser utilizadas diretamente na pele. Jaime Rocha aconselha para que se observe o rótulo do produto, suas contra-indicações e outras características.

Eliminar o Aedes aegypti passou a ser uma das maiores preocupações desse verão no Paraná. Não é o caso do litoral do Estado onde ainda não foram relatados casos de dengue, mas a obrigação da população é impedir a reprodução do mosquito. No mundo moderno, o Aedes encontrou condições favoráveis para sua rápida proliferação, tanto pela urbanização acelerada, que criou cidades com deficiências de abastecimento de água e de limpeza urbana, quanto pela intensa utilização de materiais não biodegradáveis, como recipientes descartáveis de plástico e vidro.

Escolha o inseticida certo

AEROSSOL

* Indicação: mosquitos, moscas, traças, baratas, pulgas, formigas e outros insetos voadores e rasteiros.

* Como usar: deve ser pulverizado diretamente nos insetos ou aplicado no ambiente, em áreas como rodapés, batentes, atrás e embaixo de móveis, longe da presença de pessoas ou animais.

PULVERIZADOR (líquido)

* Indicação: insetos voadores e rasteiros.

* Como usar: transferir o produto líquido para um pulverizador apropriado. Direcionar o jato para frestas e batentes. Deve ser usado em ambientes fechados e vazios.

INSETICIDA EM PÓ

* Indicação: contra pulgas e formigas.

* Modo de usar: espalhar uniformemente nas áreas desejadas. Nunca aplicar sobre animais domésticos.

ISCA GRANULADA

* Indicação: baratas, formigas e ratos (verificar orientações no rótulo dos produtos).

* Como usar: posicionar as iscas próximo aos locais de trânsito dos insetos. Quando ingeridas, elas contaminam o ninho, eliminando seus ovos e interrompendo o ciclo de reprodução. Deve ser colocado embaixo de pias, armários e gabinetes de banheiros, frestas e cantos escuros e úmidos.

ELÉTRICO (líquido e pastilhas)

* Indicação: mosquitos e  pernilongos.

* Como usar: a fórmula é liberada enquanto o aparelho é ligado e sua resistência esquenta.

Voltar ao topo