Um brinde a sua saúde

As ceias de Natal e Ano Novo envolvem muitas tradições familiares e são consideradas o ponto alto das festas para a maioria do mundo cristão. Por isso, o preparo das receitas merece uma atenção especial, principalmente para que a refeição seja saborosa, nutritiva e que não cause danos à saúde. As pessoas devem ter em mente que elas não vão passar o período de festas somente comendo. ?Pode-se saborear uma ceia de maneira normal, escolhendo os pratos de que mais se gosta, até mesmo aumentando um pouco a quantidade de cada um deles", ensina a nutricionista da Paraná Clínicas, Gabrielle Macedo.

A ceia brasileira incorporou várias receitas locais, aliadas aos diferentes povos que ajudaram na sua formação. O brasileiro transformou sua ceia em algo mais tropical, devido à enorme variedade de frutas e vegetais encontradas no país tornando os pratos mais leves e desintoxicantes. ?Podemos criar drinks e coquetéis utilizando as nossas riquezas naturais, sem bebidas alcoólicas extremamente calóricas como uísque e rum", reconhece a nutricionista.

Ingredientes essenciais

Consumir nozes, avelãs e castanha de caju, em quantidades moderadas, também é uma boa pedida. "Os alimentos encontrados nas ceias de Natal e Ano Novo possuem todos os nutrientes e princípios essenciais para uma boa alimentação?, comenta a nutricionista. Assim, podemos ingerir proteínas (chester, peru, lombinho), além de alimentos reguladores, como frutas, verduras e leguminosas, tal como a lentilha, que geralmente enfeitam os pratos. ?As gorduras das nozes, castanhas e avelãs, assim como a própria gordura da carne e os carboidratos presentes principalmente no arroz, massas e nos açúcares das frutas e sobremesas, também são importantes", aconselha Gabrielle.

E como nesta época de verão a maioria das pessoas está preocupada também em manter a forma, a nutricionista dá uma dica para quem quer comer bem sem correr o risco de ganhar os indesejáveis quilinhos: lembre-se de saborear a comida, com tranqüilidade, pois a ceia de Natal é um momento de confraternização de familiares e amigos. Também não esqueça de aproveitar a semana entre as festas para se exercitar um pouco mais, começando por caminhadas.

Voltar ao topo