Tuberculose ainda assusta área médica

Se engana quem pensa que a tuberculose é um problema do passado. A doença, que afeta o sistema respiratório, mata 40 mil pessoas por ano nos países desenvolvidos e 2,8 milhões nos países em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano, são identificados cerca de 100 mil novos casos.

“A tuberculose ainda é considerada uma doença importante que, se não tratada corretamente, pode levar à morte”, confirma o presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, Roberto Pirajá de Araújo, que também preside o Congresso Paranaense de Pneumologia e Tisiologia. O evento termina amanhã, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba.

A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), transmitido de pessoa para pessoa pela tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são: febre, tosse, expectoração, fraqueza, mal-estar, suores noturnos e emagrecimento. “O diagnóstico da doença ainda é um problema”, explica Roberto. “Muita gente tem os sintomas, mas não sabe que é vítima da tuberculose, transmitindo-a assim a outras pessoas. Se uma pessoa tiver tosse com produção de catarro por mais de quatro semanas deve-se suspeitar de tuberculose.” “A prevenção da tuberculose se faz com boa alimentação, não convívio com pessoas doentes e bons hábitos de higiene”, ensina.

Voltar ao topo