Tratamento evita que pacientes com câncer sofram de anorexia

Cerca de 50% dos pacientes com câncer acabam sofrendo também de anorexia. Mas já existem novas formas de evitar o problema. Quem traz a boa nova é o especialista Dan Waitzberg, que vai falar sobre o assunto no Gastrão 2003, maior encontro de autoridades em aparelho digestivo da América Latina. O evento acontecerá em São Paulo na primeira semana de julho.

Os tratamentos como radioterapia, quimioterapia e cirurgia podem provocar ou agravar a anorexia. Segundo Waitzberg, que é professor associado de gastroenterologia da FMUSP e Diretor do Ganep ? Grupo de Nutrição Humana, a inibição de apetite está em terceiro lugar entre as queixas dos pacientes.

O médico ainda relata que a anorexia “está presente em cerca de 15% a 25% dos pacientes com câncer, na época do diagnóstico, e em praticamente todos os pacientes que evoluíram com metástase”.

Outro dado interessante é que o fator de risco para a desnutrição é 3,7 vezes maior nos pacientes com câncer do que na população sem a doença. Waitzberg ainda destaca que em pesquisa feita na rede pública de hospitais em todo o país, 66,4% dos pacientes apresentava desnutrição, sendo 21% do tipo grave.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo site www.gastrao.com.br

Voltar ao topo