Teste mais eficaz detecta síndrome de Down

Um novo teste para detectar precocemente a síndrome de Down começou a ser aplicado em mulheres com risco de ter descendência com problemas, informaram fontes médicas canadenses.

Os testes que se realizam comumente utilizando o líquido amniótico dão em geral resultados positivos que depois se revelam equivocados, explicaram os pesquisadores. O novo procedimento, porém, que deve ser realizado no primeiro trimestre de gravidez, “é muito mais preciso”.

O novo teste consiste em obter dados em duas fases: um exame de sangue para descobrir as características biológicas associadas à síndrome de Down, e outro com ultra-som para medir a acumulação de fluido por trás do pescoço do feto.

O ginecologista e obstetra Patrick Mohide, de Hamilton, província de Ontário, explicou que o método já está à disposição das mulheres canadenses, mas não poderá ser aplicado em larga escala até que o pessoal médico e paramédico atinja uma capacitação específica na tecnologia do ultra-som.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.