Técnica permite operar catarata com água

Uma nova técnica oftalmológica experimentada na Itália permite operar a catarata com jatos d?água no olho, informaram especialistas. O procedimento se chama “agualaser” e funciona graças a micro impulsos de água. Cada jato é formado por quatro microlitros e tem extrema precisão.

“É uma técnica revolucionária”, explicou o professor Aldo Caporossi, que já a experimentou. Ele disse que se utiliza a água “em vez de fontes físicas como ultra-sons ou laser que, como principal aspecto negativo, têm uma ação mecânica e térmica sobre os tecidos”.

Trata-se, segundo o especialista, de uma metodologia extremamente natural e inovadora, tomada emprestada da lapidação de diamantes e pedras preciosas que, para serem cortados e facetados perfeitamente, necessitam de movimentos de máxima precisão, efetuados com técnicas sofisticadas.

“Dentro de pouco tempo poderá substituir a técnica de ultra-sons, que é a mais utilizada atualmente na cirurgia da catarata”, acrescentou o professor, que já tratou um paciente com resultados excelentes, segundo informou.

Voltar ao topo