Sucesso de verão

Tratamentos para infertilidade têm mais chance de sucesso durante os meses de verão, dizem pesquisadores na Inglaterra. Uma equipe de Liverpool e de Chester disse que a descoberta pode estar ligada ao mesmo processo biológico que faz outros mamíferos darem à luz na primavera.

Eles disseram que as mulheres necessitariam de muito menos medicamentos para ajudá-las a ovular durante os meses com mais claridade. Além disso, mulheres ficam grávidas após realizarem tratamentos durante o verão. Os pesquisadores observaram cerca de 3 mil ciclos de inseminação artificial (IA) entre 1997 e 2001. Eles descobriram diferenças significativas entre os tratamentos realizados durante meses com maior luz do sol, comparado com épocas mais escuras. Nos meses de inverno, as mulheres necessitariam de mais gonatrophina, o hormônio usado para estimular o ovário a produzir óvulos. Nos ciclos analisados os óvulos eram similares e teoricamente poderiam ser fecundados em qualquer época do ano. Mas apenas 16% dos tratamentos de IA realizados em meses com menos luz natural resultaram em gravidez, contra 20% no verão.

Os pesquisadores, liderados pelo doutor Simon Wood, sugerem que o hormônio da melatonina pode ser o responsável pelo fenômeno. Os níveis de melatonina variam naturalmente de acordo com a luz. Até pouco tempo se acreditava que a melatonina atuava apenas por meio da glândula pituitária no cérebro. A glândula é “desligada” durante o tratamento de IA, porque controla a produção de hormônio. Isso previne qualquer atividade hormonal que possa interferir com o tratamento que estimula os ovários a produzir um óvulo.

Voltar ao topo