A má postura pode ser pivô de várias lesões. Dores lombares, hérnias discais, enxaquecas, dentre outras dores causadas pela postura irregular, trazem o desespero e a incapacitação para o trabalho e lazer de milhões de pessoas no mundo, provocando enormes prejuízos à saúde, à economia e à qualidade de vida como um todo.

Para tratar destes problemas, alguns profissionais da área da saúde têm estudado e aplicado a posturologia ? método desenvolvido pelo cirurgião-ortopedista francês, Dr. Bernard Bricot. Trata-se de uma nova abordagem de diagnóstico e tratamento multidisciplinar, que reúne várias especialidades como: clínica geral, oftalmologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, ortopédica, podologia, e outros.

O foco é o tratamento da causa e não dos sintomas, fazendo a reprogramação postural através da correção dos captores que freqüentemente estão desregulados (olhos, pés, pele, dentes, músculos, articulações etc). ?É preciso antes de tratar os sintomas das doenças, tentar corrigir a causa que gerou aquela patologia. A Posturologia não é uma nova Medicina, e sim uma nova forma de abordagem dela?, pondera Bricot.

Em Curitiba, o ortodontista e ortopedista facial, Paulo Stroparo, que estuda e aplica este método, relata o caso de uma paciente de 4 anos, que apresentava sérios problemas de oclusão. ?Fiz uma avaliação mais completa. Devido à mordida cruzada, a postura da cabeça e dos ombros da menina não estava correta. Como os pais dela buscaram o tratamento cedo, além de ter sido mais rápido, evitou que ela tivesse problemas mais graves no futuro, como falta de equilíbrio, encurtamento dos músculos, dentre outros?, alerta.   

Na avaliação de Stroparo, o importante é procurar um profissional qualificado para se ter um bom diagnóstico. ?Na avaliação postural, é imprescindível saber analisar o sistema manducatório (dentes, músculos, articulações). O dentista também tem de saber avaliar a postura colaborando no trabalho da equipe, porque se há um desequilíbrio nela, este tem que ser diagnosticado e corrigido?, alerta.