Senac lança campanha contra câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tumor maligno mais freqüente em mulheres. Anualmente, são registrados 35 mil novos casos somente no Brasil. Com o objetivo de informar e ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, o Senac Curitiba lançou, ontem, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, totalmente gratuita, que se estenderá até amanhã, com orientações sobre quando e como fazer o auto-exame, palestras, desfiles das modelos do programa Maturidade e Qualidade de Vida, além de encenações de casos, por meio de apresentações teatrais.

Ontem o palestrante foi o oncologista José Clemente Linhares. Ele disse que os postos de saúde têm feito um bom trabalho na conscientização da comunidade, mas ressalvou que nem sempre as orientações são seguidas.

A presidente da Associação das Amigas da Mama, Tânia Gomes, prestou um depoimento emocionado. “A associação nasceu em um consultório médico, em Curitiba, com somente duas mulheres, mas explodiu quando uma revista de circulação nacional publicou uma reportagem sobre a instituição”, disse. “Divulgamos a importância do auto-exame.”

A associação funciona na Rua Comendador Araújo, 510, sala 304, no centro da capital, de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, telefone (41) 322-3506.

O local foi cedido por uma voluntária. “Todo trabalho dentro da instituição é voluntário”, ressaltou Tânia, alertando que, no caso da descoberta ou mesmo da suspeita do câncer, as decisões devam ser imediatas. Tânia teve câncer de mama e foi submetida a uma quadrantectomia (retirada de um quarto da mama). Ela teve a mama reconstituída por um cirurgião plástico.

Voltar ao topo