Em um daqueles dias corridos, em que o chefe pede um monte de coisas que não estavam previstas e você acaba utilizando seu horário de almoço para resolver tudo, a opção para a refeição acaba sendo um lanche rápido. E geralmente, depois que você come esse sanduíche ao invés da comida, bate aquele peso na consciência por ter quebrado seu regime.

Mas não precisa se preocupar muito com isso. Se o lanche for bem escolhido, muitas vezes, o número de calorias é ainda menor que um prato de comida. A nutricionista da Unifesp Daniela Silveira auxilia essa escolha.

“Se optarmos por um hambúrguer, por exemplo, com carne, salada e pão integral não iremos ingerir muito mais do que o permitido”, explica Daniela. Mas alguns cuidados são essenciais para conseguir um lanche com poucas calorias.

O pão integral é indicado por conter fibras que podem auxiliar o equilíbrio da flora intestinal. O hambúrguer pode até ser comprado pronto, mas se for feito com carne moída é melhor ainda. Independente de qual seja, ele deve ser assado e não frito.

A salada é fundamental para também ajudar o funcionamento do intestino e quase não tem calorias. Um tomate nesta combinação vai muito bem, já que tem diversas vitaminas, como a vitamina C.

E se você está achando esse lanche seco demais, a nutricionista indica algumas soluções. “A pessoa pode escolher um dos três condimentos mais usados: a maionese ou o catchup ou a mostarda. Os três juntos é muita coisa”, explica ela.

A maionese é o acompanhamento mais calórico, mas a opção light, se consumida poucas vezes e em quantidade moderada, não faz mal a ninguém. O catchup é o segundo mais calórico, mas se não abusar também é uma boa opção. A mostarda, dentre os três, é o mais indicado.

Mas se você não fizer questão de nenhum desses três e achar que um vinagrete combina muito bem com o sanduíche, fique à vontade porque não há problema nenhum. Daniela ainda dá um alerta aos sanduíches chamados naturais.

“É preciso ficar atenta aos ingredientes desses sanduíches, porque uma junção de pão, com patês cheios de maionese, peito de peru e queijo provolone não tem nada de natural”.

Então, se o lanche for bem escolhido e se você tomar alguns cuidados na mistura dos ingredientes, não tem problema. Coma sem culpa e se delicie!

Veja a comparação entre um prato de comida e um lanche natural:

Prato de comida
Arroz Pão
Feijão Bife
Bife Alface
Alface e tomate
Total de calorias: 280

Lanche natural
Pão
Bife
Alface e tomate
Total de calorias: 290

Lanches naturais são uma ótima pedida para os apressadinhos de plantão, mas não todo dia. E se te falta tempo para seguir uma dieta balanceada, não se preocupe, nossos cardápios são práticos e contém só os seus alimentos preferidos. Além disso, é possível programar com antecedência as refeições de cada dia.