O administrador de empresas Neovaldo Conceição da Silva, 58 anos, saiu de Porto Velho, Rondônia, até Curitiba, exclusivamente para participar do 1.º Encontro de Safenados (pessoas que receberam pontes de safena). Nem mesmo a distância e o alto custo, cerca de R$ 3 mil, impediram a presença de Silva no encontro. Há exato um ano, ele se submeteu a duas pontes de safena aqui em Curitiba. “Em Porto Velho não é possível fazer essa cirurgia. As pessoas vêm para São Paulo ou Curitiba. Como tenho parentes aqui resolvi vir para Curitiba”, contou, destacando que hoje se sente muito bem. “Faço caminhadas e mudei completamente o hábito alimentar. Hoje só como carne branca, frango e principalmente peixe, que tem muito no meu estado, e saladas”, revelou.

Silva era um dos mais animados no encontro, que reuniu não só safenados, como pacientes que passaram por cirurgias cardíacas de maneira geral. “É uma maravilha. Vou voltar quantas vezes forem necessárias”, exclamou.

O engenheiro químico Flávio de Jesus Ferreira, 56 anos, recebeu três pontes de safena há seis meses. Ele considera o episódio como um grande susto, já que alguns dias antes da operação havia sofrido um infarto. “O tabagismo e o estresse do dia-a-dia foram os principais causadores”, contou, lembrando que conseguiu parar de fumar. “Foi mais fácil do que esperava. O problema é que agora estou sentindo melhor o sabor dos alimentos e comendo mais”, contou, destacando que ao contrário de outros pacientes não teve medo da cirurgia. “Achava que nunca ia acontecer comigo. Aconteceu, mas eu reagi de maneira boa”, contou.

Simpósio enfoca exercício físico

O Instituto de Neurologia e Cardiologia Ecoville e o Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba promovem no próximo final de semana, em Curitiba, o simpósio coração e exercício.

O evento, coordenado pelo doutor Arnaldo Laffitte Stier Júnior, começa na próxima sexta-feira, com a miniconferência do médico Nabil Ghorayeb, que falará sobre a avaliação cardiovascular do atleta. O simpósio é cadastrado no calendário oficial de eventos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com pontuação de 2,2 pontos para fins de revalidação de título de especialista em cardiologia.

Serviço: As inscrições gratuitas estão abertas. As vagas são limitadas Os telefones de contato são (41) 3028-8580 e (41) 3028-8545.