Sábado é Dia de Gotinha para crianças até 4 anos

O Prefeito Beto Richa abrirá oficialmente às 10h30 do sábado (10), na Unidade de Saúde Lotiguaçu, Uberaba, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite (paralisia infantil) em Curitiba. Devem ser vacinadas todas as crianças de até quatro anos de idade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 95% das cerca de 136 mil crianças dessa faixa etária que moram em Curitiba. A abertura terá a presença do personagem Zé Gotinha e serão montados vários brinquedos para as crianças.

A rede organizada pela Secretaria Municipal de Saúde terá 290 postos de vacinação que inclui, além das unidades de saúde, escolas, creches, igrejas, praças, associações de moradores, unidades volantes e supermercados. A lista de postos com os respectivos endereços está disponível no serviço 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). Para esta primeira fase estarão disponíveis 250 mil doses de vacina.

Esta será a 26ª campanha contra a poliomelite no Brasil e o 17º ano sem a doença no País. Curitiba não registra casos da doença desde 1985 e, no Paraná, o último caso ocorreu em 1986. "Curitiba tem a responsabilidade, juntamente com as demais cidades do Paraná e do Brasil, de não permitir a reintrodução do vírus da poliomelite em nosso meio", afirma o secretário Municipal de Saúde, Luciano Ducci.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação, para que as equipes de saúde avaliem se o esquema de vacinas de rotina da criança está em dia. Crianças que não estejam com o esquema em dia poderão receber as vacinas que faltam, mas apenas nas unidades de saúde.

Voltar ao topo