Um grupo de cientistas britânicos descobriu que as loções ou protetores solares não previnem nem detêm o câncer de pele. Segundo esses pesquisadores, os raios ultravioletas atravessam os cremes recomendados para a exposição ao sol.

Os cientistas, do Restoration of Appearance and Function Trust (RAFT), do hospital de Mount Vernon, próximo a Londres, indicaram que os raios ultravioletas mais perigosos para o homem “podem atravessar os cremes e loções solares recomendados pelos especialistas”.

Os raios ultravioletas liberam energia que pode danificar o DNA e provocar a formação de melanomas, a forma mais agressiva de câncer de pele.

O grupo de cientistas britânicos liderado pelo especialista Roy Sanders descobriu que utilizar as loções ou protetores solares pode aumentar o perigo de desenvolver esses melanomas “porque as pessoas tendem a se expor muito mais horas ao sol com os supostos cremes protetores”.

Após o anúncio, a cadeia de farmácias britânicas Boots, que também é produtora de loções solares, indicou que até agora esses cremes e protetores “são a única maneira segura de tomar sol”.

“Tomar sol bem protegido é até o momento a única maneira de evitar câncer de pele e sabemos que muitos não deixarão de se expor ao sol por causa das recomendações de cientistas”, declarou uma porta-voz da Boots.

continua após a publicidade

continua após a publicidade